A (difícil) produção da intersetorialidade: comentários a partir de ações públicas para a juventude - The (difficult) production of intersectoriality: comments derived from public actions directed to the youth

João Bôsco Hora Góis

Resumo


Neste artigo buscamos examinar os obstáculos que se apresentam às tentativas de implementação de articulação intersetorial no campo das políticas sociais. Desenvolvemos a análise a partir de projetos dirigidos à juventude pobre, levados a cabo pela prefeitura de Niterói. Mostramos que inúmeros problemas interferem quando organizações tentam utilizar a intersetorialidade como uma ferramenta para aumentar a efetividade dos projetos e concretizar direitos sociais. Dentre tais problemas, destacamos a presença de diferentes tradições burocráticas na administração pública, a falta de treinamento dos profissionais para o trabalho intersetorial assim como a ausência de vontade política de vários agentes para compartilhar as distintas formas de poder e recursos.

Palavras-chave


intersetorialidade. política social. juventude

Texto completo:

PDF



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS