Teoria social de Marx, projeto ético-político e o serviço social: um espaço de tensões, reflexões e possibilidades - Social theory of Marx, ethical-political project and social work: one space of strains, considerations and possibilities

Reginaldo Pereira França Júnior

Resumo


Esse artigo busca refletir sobre a apropriação da teoria social de Marx, seus rebatimentos na profissão e sua consequente materialização no conteúdo ético-político do trabalho profissional. Trata-se de pesquisa originária de dissertação de mestrado apresentada à PUC-SP, qualitativa, constituindo-se como trabalho de campo com três assistentes sociais de espaços ocupacionais diferentes – saúde, poder judiciário e assistência social. Os resultados apontam que a maioria dos sujeitos possuem pouca ou relativa compreensão da teoria social de Marx, como ela se mediatiza no cotidiano do trabalho profissional e de como essa mediação rebate no trabalho profissional comprometido com os valores do projeto ético-político profissional.


Palavras-chave


Teoria social de Marx; Serviço Social; Trabalho Profissional; Projeto ético-político.

Texto completo:

PDF



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS