Questão habitacional no território: sobre soluções para a acumulação na racionalidade burguesa

Autores

  • Tatiana Dahmer Pereira Escola de Serviço Social - Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Moradia. Direito. Território. Acumulação.

Resumo

O artigo reflete sobre como a questão habitacional produzida historicamente no capitalismo caracteriza-se a partir de dois elementos: a propriedade privada e a sua centralidade como mercadoria, expressando-se no território desde sua origem a partir da lógica especulativa. Ao ser assentada sobre território hegemonizado pelo capital, produz entraves profundos para a afirmação do direito à moradia de forma universal. A hipótese que norteia o trabalho é que a questão da moradia, nas suas contradições aparentes, apresenta-se como mais uma solução para a acumulação do capital, conforme contribuição de autores clássicos e contemporâneos do campo da teoria social crítica. Reflete sobre elementos estruturais que desafiam a garantia do direito à moradia em particular no Brasil, sendo que os limites da conformação da questão habitacional e das formas históricas de resposta do Estado no Brasil necessitam ser compreendidas no contexto mais amplo da dinâmica da acumulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Dahmer Pereira, Escola de Serviço Social - Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente do curso de pós graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (ESS-UFF) e em Ciência Ambiental (PGCA-UFF). Doutora em Planejamento Urbano e Regional (pelo PPUR/UFRJ, é formada em Serviço Social (ESS/UFRJ) e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ). Desenvolveu sua carreira profissional no campo das políticas públicas e de assessoria a movimentos sociais na perspectiva de defesa de direitos e de educação política para cidadania. Possui acúmulo e experiência como palestrante em seminários, conferências e eventos sobre políticas públicas - em especial as políticas urbanas e de assistência social. Possui reflexão e produção sobre papel das organizações da sociedade civil e relação com o Estado, marco regulatório das ONGs e sobre participação e controle social na esfera pública. Tem experiência no debate sobre gênero e direitos das mulheres. Integra como pesquisadora e assistente social a Rede QUESS - Questão Urbana e Serviço Social. Essa rede interinstitucional de estudos, debates e formação foi constituída em maio de 2010 a partir da interlocução de um conjunto de professores e pesquisadores de Serviço Social integrantes do Programa de Estudos de Trabalho e Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do núcleo de Pesquisa e Extensão Favela e Cidadania (FACI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Núcleo de Pesquisa sobre Poder Local, Políticas Urbanas e Serviço Social (LOCUSS) e do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2012-12-28

Como Citar

Pereira, T. D. (2012). Questão habitacional no território: sobre soluções para a acumulação na racionalidade burguesa. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(2), 376–389. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/11956

Edição

Seção

Urbanismo, território e meio ambiente