O método marxiano de investigação e o enfoque misto na pesquisa social: uma relação necessária

Autores

  • Jane Cruz Prates PUCRS, RS

Palavras-chave:

Pesquisa social, método marxiano, enfoque misto, estudos quanti-qualitativos, triangulação, teoria de pesquisa.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de problematizar a relação necessária entre o método marxiano de investigação e o enfoque misto ou quanti-qualitativo na pesquisa social. Abordamos inicialmente as principais características do método de pesquisa utilizado por Marx e explicitado no conjunto de sua obra, bem como sistematizações de autores marxistas que o analisam e dão visibilidade ao movimento de desvendamento do real por ele realizado, destacado a articulação entre qualidade e quantidade. Posteriormente, apresentamos as características do enfoque misto, buscando dar visibilidade a suas aproximações, com ênfase nos diferentes desenhos possibilitados por este modo de investigação e na técnica de triangulação, que o caracteriza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Cruz Prates, PUCRS, RS

Mestre e doutora em Serviço Social, professora do PPGSS-PUCRS, áreas de estudo e pesquisa politicas públicas, assistência social e SUAS, gestão e planejamento no setor público, trabalho e formação profissional do assistente social, teoria e metodologia de pesquisa.

Downloads

Publicado

2012-07-27

Como Citar

Prates, J. C. (2012). O método marxiano de investigação e o enfoque misto na pesquisa social: uma relação necessária. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(1), 116–128. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/11647

Edição

Seção

Pesquisa, questão social e trabalho profissional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>