A reação burguesa à crise capitalista e o processo de mercantilização do ensino superior no pós-1970

Larissa Dahmer Pereira

Resumo


O presente ensaio aborda, através de estudo bibliográfico, a crise do padrão de acumulação capitalista na década de 1970, as estratégias burguesas para o seu enfrentamento – através de amplos processos de reestruturação produtiva, difusão do projeto neoliberal de sociabilidade, mundialização financeira e reconfiguração do papel do Estado – e as conseqüências no que se refere ao padrão de cidadania construído ao longo do século XX, através de inúmeras lutas sociais. Uma das repercussões da reação burguesa à crise no padrão de acumulação capitalista foi o crescente processo de mercantilização dos direitos sociais, agora transfigurados em “serviços”. Assim, direitos sociais, como saúde, previdência, educação, passaram por amplos processos de mercantilização, o que também ocorreu com os sistemas de educação superior, principalmente nos países periféricos. Captar os fundamentos deste movimento generalizado de mercantilização do ensino superior é crucial para a compreensão dos processos particulares de reformas universitárias correntes nos países por todo o mundo, particularmente no Brasil. Este ensaio não pretende abordar as particularidades brasileiras, mas fornecer subsídios para a sua compreensão, o que nos obriga lançar os olhos para o movimento relacionado ao ensino superior em âmbito mundial no pós-1970.
Palavras-chave – Crise capitalista. Reação burguesa. Mercantilização dos direitos sociais. Sistemas de educação superior.

Texto completo:

PDF



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS