Cidadanias desiguais e reprodução das desigualdades na contemporaneidade capitalista

Autores

  • Izildo Corrêa Leite UFES

Resumo

Com base em pesquisa bibliográfica e documental, aborda-se a cisão da cidadania na esfera social, na contemporaneidade capitalista, e suas relações com a reprodução das desigualdades. Nos segmentos socioeconomicamente mais elevados, exerce-se uma “cidadania protagonista”: ações ou programas sociais não estatais, tidos como em prol dos pobres e movidos por um significado específico de solidariedade. Já aos pobres cabe uma “cidadania passiva”: receber e desfrutar aquilo que lhes é concedido graças àquelas ações ou programas sociais. Mostra-se que esse quadro contrapõe-se à universalização dos direitos sociais e não afeta os determinantes estruturais da pobreza e das desigualdades — contribui, ao contrário, para sua reprodução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izildo Corrêa Leite, UFES

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Mestre em Sociologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Doutor em Sociologia pela UNESP. É Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (Departamento de Ciências Sociais). Participa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Integra o conselho editorial de Estudos de Sociologia, publicação do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UNESP (Araraquara). Integra a Red Iberoamericana para el Estudio de Políticas Sociales. Atua principalmente nas seguintes áreas: pobreza e miséria; condições de vida; representações sociais; identidade.

Downloads

Como Citar

Leite, I. C. (2011). Cidadanias desiguais e reprodução das desigualdades na contemporaneidade capitalista. Textos & Contextos (Porto Alegre), 10(2), 288–301. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/10221

Edição

Seção

Os modelos de proteção social no século XXI

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)