Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Textos & Contextos (Porto Alegre) é um periódico que tem na questão social, enquanto expressões de desigualdades e resistências, seu eixo articulador, sendo seu objetivo o de contribuir para a construção de conhecimentos em Serviço Social, e em campos correlatos do saber, com ênfase nos eixos relativos às políticas sociais, direitos humanos e processos sociais, bem como o trabalho e formação em Serviço Social. Direciona-se, portanto, a pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área do Serviço Social e áreas afins.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos e Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Serviço Social, Educação e Luta de Classes

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Crise, Desigualdades e Violências

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seguridade Social e Políticas Públicas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Teses e Dissertações

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As contribuições encaminhadas serão analisadas por pares, membros do Conselho Editorial, ou pareceristas ad hoc especialistas na área/assunto tratado no texto. Nos casos em que haja discrepância de pareceres, o trabalho será submetido a uma terceira apreciação. A decisão final sobre a publicação caberá à Comissão Científica que considerará a política e a oportunidade editorial.

 

Periodicidade

Publicação anual até 2005. A partir de 2006 a Revista passou a ser editada semestralmente (janeiro-julho, agosto-dezembro).

 

Política de Acesso Livre

Este periódico proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado ao aumento da leitura e citação do trabalho de um autor.Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. Leia mais...

 

Missão

A revista Textos & Contextos (Porto Alegre) tem como missão o compromisso de democratizar informações e conhecimentos, destinando-se a publicação de produções científicas e acadêmicas de interesse do Serviço Social e áreas afins, relacionadas com as expressões da questão social, situadas no contexto das transformações societárias contemporâneas, em especial temas que contribuam para o debate sobre as relações entre Estado e sociedade, políticas sociais, direitos humanos e sociais, formação e trabalho profissional, processos de trabalho e processos sociais, tematizando as exigências às competências que se colocam ao Serviço Social.


 

Dados de catalogação e depósito legal

Ficha Catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS

É realizado o depósito legal na Biblioteca Nacional

 

Qualis CAPES 2013-2016

ÁREA CAPES - Serviço Social

CLASSIFICAÇÃO - A2

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).