Entrevista com Eric McLuhan
Palavras-chave:
mcluhan, comunicação, meioResumo
Marshall McLuhan faria 100 anos em 2011. Para marcar esta data, que já provocou uma recente revisitação à obra do teórico, o XI Seminário Internacional da Comunicação, promovido pela PUCRS, destacou temas como as relações do homem com as tecnologias e os efeitos psicológicos das mídias para nortear às discussões dos três dias de evento. Mas se engana que acredita que entender a obra mcluhiana é tarefa fácil. Mesmo tendo se dedicado com afinco a explicar metáforas como ‘o meio é a mensagem’ e ‘aldeia global’, McLuhan nunca chegou a ser completamente entendido. Ou as pessoas não sedavam ao trabalho de entendê-lo, ou, simplesmente, não conseguiam enxergar as mudanças que estavam acontecendo com a mesma clareza que o pesquisador. Numa tentativa não só de entender a obra do ‘profeta da globalização’, mas de ampliar os entendimentos sobre as tecnologias e as extensões do homem, Eric McLuhan, filho do teórico, participou como palestrante do Seminário para falar, entre outros assuntos, da percepção acadêmica quanto a obra de seu pai, além de introduzir novas ideias sobre televisão, globalização e ecologia.Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.