A intersecção entre o imaginário do fascismo, do império e da política colonial em Paisagem com mulher e mar ao fundo de Teolinda Gersão

Autores

  • José N. Ornelas University of Massachusetts Amherst

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2014.4.19438

Palavras-chave:

fascismo, império, mito, mar/terra, imaginário

Resumo

O presente ensaio é um reflexão sobre a construção no romance Paisagem com mulher e mar ao fundo de Teolinda Gersão do imaginário político, social e cultural português durante o período do regime fascista de Oliveira Salazar e a forma como ele justifica e serve de suporte ideológico à retórica imperialista/colonialista de Portugal. O ensaio também demonstra como o ditador O.S. (codificação de Oliveira Salazar) usa o poder coercivo de uma linguagem que se fundamenta em mitos, símbolos, cerimónias, exposições e rituais para controlar, silenciar e reprimir o povo português e paralisar a nação. Finalmente, analisa-se a desmitificação e a subversão do poder tirânico que o líder politico exerce no seu reino, o mar, símbolo de morte e de estagnação, e a substituição do reino do mar pelo da terra, símbolo de vida e de criatividade. ******************************************************** The intersection between the imaginary of Fascism, Empire and Colonial Politics in Paisagem com mulher e mar ao fundo by Teolinda Gersão This essay is a reflection on the construction in the novel Paisagem com mulher e mar ao fundo by Teolinda Gersão of the Portuguese political, social and cultural imaginary and the ways by which it serves as ideological support for the imperialist/colonialist rhetoric of Portugal. The essay also demonstrates how the dictator O.S. (codification of Oliveira Salazar) uses the coercive power of a language that is founded on myths, symbols, ceremonies, expositions and rituals to control, silence and repress the Portuguese people and to paralyze the nation. Finally, we analyze the demystification and the subversion of the tyrannical power that the political leader wields in his kingdom, the sea, and the substitution of the kingdom of the sea by that of the land, symbol of life and creativity. Keywords: Fascism, empire, myth, sea/land, imaginary

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Referências

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Publicado

2014-11-20

Como Citar

N. Ornelas, J. (2014). A intersecção entre o imaginário do fascismo, do império e da política colonial em Paisagem com mulher e mar ao fundo de Teolinda Gersão. Letras De Hoje, 49(4), 477–486. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2014.4.19438