Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa

Autores

  • Lauro Gomes Universidade de Passo Fundo
  • Norton Pizzi Manassi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Noemi Luciane dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.1.21701

Palavras-chave:

Argumentação linguística, Linguagem numérica, Discurso, Ensino

Resumo

Com base na Semântica Argumentativa, proposta por Oswald Ducrot e colaboradores, este trabalho propõe-se a examinar e a explicitar a relação semântico-argumentativa existente entre linguagens verbal e numérica no discurso. Para tanto, realiza-se uma análise argumentativa e polifônica de um discurso, cujos números nele empregados ganham a função própria de signo linguístico, constituem enunciados e notadamente argumentam. Desse modo, este artigo vai ao encontro de trabalhos desenvolvidos na área de educação matemática, como o de Ole Skovsmose (2013), em que o autor defende que a matemática serve de suporte para argumentações e debates ligados a questões sociais e, portanto, torna-se parte de uma linguagem que influencia na tomada de importantes decisões na sociedade contemporânea. Pretende-se, pois, introduzir uma discussão teórico-aplicada e interdisciplinar, que, além de permitir o avanço das ciências linguística e matemática, poderá fornecer ferramentas de leitura a serem utilizadas no ensino de língua e no de ciências exatas.

 

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Argumentative and polyphonic meanings of numbers, within discourse, based on Argumentative Semantics

 

Abstract: Based on Argumentative Semantics, proposed by Oswald Ducrot and collaborators, this paper aims to examine and to explain the argumentative and semantic relation existing between verbal and numerical language within discourse. Therefore, it is carried an argumentative and polyphonic analysis of one discourse, whose numbers used in it gain the function of the linguistic sign itself, constitute utterances and clearly make argumentations. That way, this paper meets works done within the area of mathematics education, as the work of Ole Skovsmose (2013), in which the author defends that mathematics serve as support for argumentations and debates related to social issues and thus it becomes part of a language that influences the effectuation of important decisions in nowadays society. It is intended, therefore, to introduce a theoretical, applied and interdisciplinary discussion, which, besides allowing the advancement of linguistic and mathematical sciences, can provide reading tools to be used in language teaching and inexact sciences teaching.

 

Keywords: Linguistic argumentation; Numerical language; Discourse; Teaching

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Biografia do Autor

Lauro Gomes, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Letras pela Universidade de Passo Fundo (bolsista PROSUP/CAPES). Professor de Leitura e Produção Textual do Colégio Franciscano São José de Erechim.

Norton Pizzi Manassi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ‒ Campus de Erechim. E-mail: [email protected]   

Noemi Luciane dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ‒ Campus de Erechim.

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

Gomes, L., Manassi, N. P., & Santos, N. L. dos. (2016). Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa. Letras De Hoje, 51(1), 99–108. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.1.21701

Edição

Seção

Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso