v. 36, n. 3 (2001)

Sumário

Uma forma de estar perante a linguagem: a escrita em análise
Maria da Graça Castro Pinto
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Como alfabetizar: 20 anos em busca de soluções
Luiz Carlos Cagliari
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Sons de ataque: segmentos complexos, grupos segmentais e representações fonológicas na aquisição do português europeu
Maria João Freitas
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A aquisição de segmentos do português e o pé métrico
Carmen Lúcia Matzenauer-Hernandorena
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Nomes e pronomes na aquisição
Mary Aizawa Kato
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(Des)aprendizagem seletiva: argumentos em favor de uma hipótese continuísta para a aquisição
Ruth Vasconcelos Lopes
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Sobre a evidência para a maturação de universais linguísticos
Sergio Menuzzi
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Estudo experimental sobre a natureza das representações fonológicas
Ana Luiza Gomes Pinto Navas
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Relações entre percepção e produção na aquisição da duração da volgal no português brasileiro
Aglael Gama-Rossi
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O papel do sensório-auditivo na codificação de mensagens pictoideográficas em comunicação alternativa
Maria de Jesus Gonçalves
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De como a representação motora integra a auditiva
Eleonora Cavalcante Albano
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O nó Laríngeo e o nó Ponto de C na aquisição normal e com desvios do português brasileiro: a existência de uma tipologia
Cátia de Azevedo Fronza
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Um levantamento de metáteses na fala de crianças em fase de aquisição da linguagem
Bethania Coswig Zitzke
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Aquisição das líquidas laterais do português brasileiro por crianças de 2:0 a 4:0
elen Jane Medeiros Azambuja
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Aquisição do sistema vocálico do português brasileiro
Gilsenira de Alcino Rangel, Regina Ritter Lamprecht
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Sobre o sintoma - déficit de linguagem, efeito da fala no outro, ou ainda...?
Maria Francisca Lier-De Vitto
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As múltiplas faces da especularidade
Lúcia Arantes
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Os efeitos da fala como acontecimento na clínica fonoaudiológica
Lourdes Andrade
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Nina Virgínia de Araújo Leite
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Incidência da matriz simbolizante no organismo: o advento da fala
Angela Vorcaro
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A fala da criança e o tempo defasado entre fala e escuta
Viviane Veras
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Uma hipótese para a identificação do gênero gramatical com particular referência para o português
Letícia Sicuro Corrêa
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Categorias funcionais e aquisição de gênero: o que dados da produção e da percepção da linguagem podem informar?
Maria Cristina Lobo Name
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O que portadores da Síndrome de Williams podem informar sobre a aquisição do gênero gramatical?
Maria Cláudia de Freitas
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Marcas insólitas na aquisição de gênero gramatical: a propriedade reflexiva da linguagem na fala da criança
Rosa Attié Figueira
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Las posiciones del sujeto en el lenguaje a partir de textos escritos por adultos: un argumento para la teoría
Norma Desimano
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Paráfrasis y subjectividad en la textualización narrativa infantil
Liliana Bardone
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Os efeitos dos nomes próprios em histórias inventadas
Eduardo Calil, Maria Hozanete Lima
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Entre o oral e o escrito: as posições de sujeito nas rasuras
Eduardo Calil, Sonia Felipeto
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Aquisição de narrativas em língua de sinais brasileira
Maria Cristina da Cunha Pereira, Ricardo Nakasato
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O efeito do uso de sinais na aquisição de linguagem de uma criança surda filha de pais ouvintes
Maria Inês Vieira, Maria Cristina da Cunha Pereira
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Aquisição da escrita de língua de sinais
Marianne Stumpf
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Aquisição de locações na língua brasileira de sinais
Lodenir Karnopp
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O que a aquisição da linguagem em crianças surdas tem a dizer sobre o estágio de infinitivos opcionais?
Ronice Müller de Quadros, Diane Lillo-Martin, Gaurav Mathur
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A apropriação do saber linguístico: uma visão conexionista (Abertura mesa-redonda)
José Marcelino Poersch
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A leitura como fonte do saber linguístico: processos cognitivos
José Marcelino Poersch
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A interdependência entre a recodificação e a decodificação durante a leitura
Márcia Zimmer
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Vygotsky e o conexionismo na formação de conceitos
Heloísa Stefan
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Como aprender as construções passivas sem regras
Rosângela Gabriel
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Linguística, aquisição da linguagem e patologia: relações possíveis e restrições obrigatórias
Maria Francisca Lier-De Vitto, Suzana Carielo da Fonseca
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O sintoma da interdisciplinariedade na afasia
Rosana Landi
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A linguagem em funcionamento na afasia
Maria Irma Hadler Coudry
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Pontuação: o que dizem as crianças na primeira série do Ensino Fundamental?
Maria da Conceição de Carvalho Rosa
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Interferência da oralidade na escrita: o caso do registro ortográfico de e, i, o u átonos
Fernando Antônio Pereira Lemos
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Concepções de crianças sobre a linguagem que deve aparecer em livros
Ana Célia Moura
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A aquisição da escrita por jovens e adultos
Bárbara de Cesaro, Noely Varella
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Alfabetização e fala: por uma pedagogia da variação linguística
Liana Albuquerque
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Aquisição das líquidas não-laterais na linguagem escrita
Noely Varella
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"Se uma pessoa tá falando, então não precisa de ponto final": relações entre oralidade e escrita nas concepções de crianças alfabetizandas sobre a pontuação
Vivian Steyer
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Aquisição da escrita e deficiência mental
Vera Lúcia Anunciação
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Narrativas infantis e efeitos de linguagem
Pascoalina Saleh
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Recontar de histórias por crianças: instrumento de avaliação da compreensão de leitura
Jerusa Salles, Maria Alice Parente, Bibiana Alexandre, Cláudia Xavier, Janice Fernandes
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Leitura...fios que tecem o mesmo e outro bordado
Carime Elias, Margarete Axt
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O conceito de gênero discursivo e seus desdobramentos para os estudos em aquisição e ensino de escrita
Sandoval Nonato Gomes Santos
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O que mostram os textos infantis sobre o processo de aquisição da linguagem escrita. Uma reflexão sobre linguagem, cognição e cultura
Marliza Bodê de Moraes, Raquel Marques Villardi
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A produção textual de alfabetizandos jovens e adultos em ambientes informatizados: transformações no sentido e na atividade de escrita
Evandro Alves, Margarete Axt
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Andaimes no processamento das narrativas factuais
Anderson Alves de Souza, Daniela Araldi
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"Eu acho legal": podemos ver através do jogo entre as palavras?
Cláudia Campos
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A fala atribuída: as vozes que circulam na fala materna
Marianne Cavalcante
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A questão do silêncio na aquisição desviante de linguagem
Luiza Milano Surreaux
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Fala e escrita nas produções de uma criança com paralisia cerebral
Roseli Vasconcellos
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Os chistes e os quase-chistes (considerações acerca da fala da criança)
Patrícia de Castro Santos
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O erro e o diálogo: levantamento de questões em aquisição da linguagem
Glória Carvalho, Telma Avelar
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Os falantes tardios como uma categoria limite entre a normalidade e a patologia
Rejane Rubino
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Um novo olhar sobre o desenho e a escrita
Zelma Regina Bosco
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O papel do corpo na conceitualização das emoções - compreensão e produção de metáforas por crianças pré-escolares
Maity Siqueira
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Escolhas categorizacionais em crianças de três a sete anos: o que revelam suas justificativas?
Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo
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A produção de orações coordenadas no processo de aquisição da linguagem
Andréa Rodrigues
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Da forma não marcada ao sujeito da enunciação
Leonor Scliar-Cabral, Mercedes Terezinha de Borba
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A aquisição do sintagma flexional no português brasileiro
Irenilza Oliveira
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A aquisição de verbos inacusativos por crianças brasileiras
Denise Telles Leme Palmiere
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Comparação entre a aquisição da estrutura da sílaba no português brasileiro e no português europeu
Carolina Mezzomo, Gabriela Menezes
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Aquisição dos ditongos orais decrescentes: uma análise à luz da teoria da otimidade
Giovana Bonilha
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Aquisição dos fonemas na posição de coda medial do português brasileiro em crianças com desenvolvimento fonológico normal
Carolina Mezzomo
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Aquisição das líquidas não-laterais por crianças com desvios fonológicos evolutivos: descrição, análise e comparação com o desenvolvimento normal
Deisi Vidor
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Aquisição das fricativas /s/ e /z/ do português brasileiro
Carla Savio
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A influência do tratamento fonoaudiológico na aquisição das líquidas não-laterais do português
Adelaide Chkmann, Aline das Dores, Deisi Vidor, Patrícia de Lima, Roberta Isolan, Rosane Agustini
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Análise fonética e fonológica das trocas da lateral /l/ e do /r/ fraco em contexto intervocálico por glide /j/ na fala com desvio
Maíra Martins
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A consciência fonológica na relação fala-escrita em crianças com desvios fonológicos evolutivos
Gabriela Menezes, Regina Ritter Lamprecht
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Avaliação metafonológica: resultados de uma pesquisa
Sônia Moojen, Rosângela Santos
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