Historiar e comparar literatura como meio e análise de comunidades. Espaços literaturizados como exemplo e proposta

Elias J. Torres Feijó

Resumo


O objetivo do presente texto é sugerir e convidar para uma reflexão sobre a historiografia e o comparatismo literários no que diz respeito à sua viabilidade, eficácia e utilidade. E, também, convidar para pensar outras formas de estudar a literatura que possam ser relevantes e práticas e relacionáveis com a sociedade, entendendo a literatura como parte da cultura e dos processos sociais e analisando-a como um meio que permita produzir conhecimento sobre aspetos sociais. Farei uso , neste sentido, e de maneira sintética, de dous casos em que comunidades podem ver-se afetadas por determinados usos do literário (no caso, Cien Años de Soledad, de García Márquez e O Diário de um mago, de Paulo Coelho) através do vínculo entre espaços geo-humanos e geo-culturais e discursos literários; historiar e/ou comparar processos deste tipo pode oferecer uma linha de pesquisa importante para entender (diversos róis) da literatura nas sociedades e deitar luz sobre os modos de pensar, classificar e atuar das comunidades em foco. ******************************************************** Historicizing and comparing literature as a means and analysis of self-assessment communities. Literature spaces as an example and proposal This paper aims to suggest and to invite to reflect on the Literary Historiography and Comparatism in relation to their viability, efficiency and usefulness. I would like to contribute, at the same time, to think about other ways for studying Literature, relevant and practical for society, understanding literature as a part of culture and wither social processes to be analysed as a means for delivering knowledge on social issues. I will bring for this purpose the cases of two different communities affected for specific usages of the literary by the links between geo-cultural and geo-human spaces with literary discourses A Hundred Years of Solitude, by Gabriel García Márquez and Paulo Coelho’s The Pilgrimage. To study and compare this kind of processes could contribute to a research line relevant for understanding the different roles of literature in society, and to shed light on the ways the focused communities have to think, classify and act. Keywords: Literaturized spaces; Communities; Studies of the culture.

Palavras-chave


Espaços literaturizados; Comunidades; Estudos da cultura.

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