O uso do desenho como comunicação nas afasias

Maria Cristina de Almeida Freitas Cardoso, Marlise Bisso, Adrian Conci Braga

Resumo


A afasia é uma perturbação que atinge a linguagem dos sujeitos acometidos por afecções neurológicas em diferentes níveis linguísticos, tanto na oralidade quanto na escrita. Este artigo busca referenciar o desenho utilizado por sujeitos afásicos como comunicação escrita, sob a ótica do discurso. Foi solicitado a oito sujeitos afásicos que escrevessem quatro palavras a partir da sua imagem e uma frase por pedido oral. Os resultados foram de: três sujeitos não apresentando qualquer produção, evidenciando comprometimento na compreensão da ordem; dois realizando desenhos; dois com desenhos e escrita; e um somente escrita. Os dados encontrados consolidam a ideia de (re)significação da linguagem utilizada por estes sujeitos.

Palavras-chave


Afasia; Escrita; Linguagem; Discurso

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-7726

ISSN-L: 0101-3335

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS