Uma investigação sobre a aquisição de estrutura argumental dos predicados psicológicos

Autores

  • Rozana Reigota Naves Universidade de Brasília
  • Beatriz Patriota Carneiro Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Mapeamento de papeis temáticos, Aquisição de verbos psicológicos, Hierarquia de papeis temáticos

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de pesquisa de campo com foco na aquisição de verbos psicológicos, empreendida com 30 sujeitos de 4 a 7 anos, e 30 sujeitos de 9 a 10 anos. O intuito é investigar a questão teórica conhecida como “problema de mapeamento dos verbos psicológicos”, que consiste na possibilidade de inversão sintática de papéis temáticos em pares de verbos de significado “reversível” como temer e assustar. Buscamos testar a hipótese de que o problema de mapeamento dos verbos psicológicos tem implicações para o processo de aquisição da linguagem e que verbos psicológicos são mais difíceis de adquirir do que verbos de ação. Pressupomos haver uma propensão inata para o mapeamento de argumentos com base em traços semânticos, organizados hierarquicamente, e defendemos que o papel temático de Experienciador é preferido para posição de sujeito, quando em contraposição a um papel temático menos agentivo e menos volitivo, como o Tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozana Reigota Naves, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília e professora adjunta dessa mesma universidade. Pesquisa em teoria da gramática, de base gerativista, com interesse pelas áreas de teoria e análise linguística, interface sintaxe-semântica, aquisição de língua.

Beatriz Patriota Carneiro, Universidade de Brasília

Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília, sob a orientação da profa. Rozana Reigota Naves.

Downloads

Publicado

2012-01-31

Como Citar

Naves, R. R., & Carneiro, B. P. (2012). Uma investigação sobre a aquisição de estrutura argumental dos predicados psicológicos. Letras De Hoje, 47(1), 17–23. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/9572

Edição

Seção

Linguagem e Cognição: interfaces entre Linguística, Psicologia e Neurociências