A degeminação no italiano em frase fonológica reestruturada

Denise Nauderer Hogetop

Resumo


Neste artigo, apresentamos um estudo sobre a aplicação da regra de degeminação no italiano. A degeminação é a fusão de duas vogais de igual qualidade em sequência VV, na qual a primeira vogal é final da primeira palavra e a segunda vogal é o início da palavra seguinte. Nossa hipótese é que a degeminação no italiano é bloqueada pelo acento de frase fonológica, caso este incida na segunda vogal da sequência. Com base nos pressupostos da Teoria Prosódica (Nespor e Vogel, 1986) e da Fonologia Rítmica (Nespor, 1993) e nos estudos de sândi externo em português brasileiro (Bisol, 1996a, 1996b, 2003), constatamos que o verdadeiro bloqueio para a aplicação da regra de degeminação no italiano é o acento principal da frase fonológica.

Palavras-chave


Degeminação; Fonologia prosódica; Língua portuguesa

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-7726

ISSN-L: 0101-3335

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS