Pela superfície do mundo: objetos e memória na literatura brasileira contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.4.33008

Palavras-chave:

memória, objetos, narrativa brasileira contemporânea.

Resumo

Contam os especialistas em falsificação de quadros que não é o rosto ou a mão do retratado que delata o falsário – ali ele terá tomado todas as precauções. Seu erro aparecerá em um detalhe pouco importante, talvez na indumentária ou na curva de uma orelha, onde ele se sentirá mais à vontade e, sem se dar conta, deixará uma assinatura: sua própria pincelada. Abandonando, então, o foco no enredo, ou nos protagonistas das narrativas, procuro pensar a literatura brasileira contemporânea a partir de elementos considerados secundários, quando não irrelevantes: os objetos que compõem a cena. Seus significados, muitas vezes evocadores da memória das personagens, ou dos seus, marcam a situação de homens e mulheres no mundo contemporâneo e revelam algo sobre a perspectiva autoral. Este texto, inspirado em diferentes narrativas e mesmo nas artes visuais, é um breve percurso pelas inquietações que fundamentam esta reflexão.

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Biografia do Autor

Regina Dalcastagnè, Universidade de Brasília

Professora titular livre de Literatura Brasileira do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universdade de Brasília e pesquisadora do CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Dalcastagnè, R. (2018). Pela superfície do mundo: objetos e memória na literatura brasileira contemporânea. Letras De Hoje, 53(4), 463–468. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.4.33008

Edição

Seção

Entre o Provisório e o Consensual: a Literatura Brasileira Contemporânea