Consciência linguística no Ensino Fundamental: um estudo com foco no uso de estratégias de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32532

Palavras-chave:

Consciência linguística. Estratégias de leitura. Materiais de leitura. 9º ano.

Resumo

Neste artigo é apresentado um estudo, fundamentado na Psicolinguística, que examinou a contribuição de materiais de leitura com foco na consciência linguística e no uso de estratégias de leitura (predição, scanning e leitura detalhada) para alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa envolveu a produção de materiais, o desenvolvimento de oficinas de leitura e a aplicação de pré e pós-teste. Participaram do estudo 59 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados indicaram diferenças significativas entre o pré e o pósteste no uso e na consciência linguística no uso das estratégias de leitura, comprovando os benefícios do material de leitura para alunos do Ensino Fundamental e recomendando no ambiente escolar o uso de materiais com características semelhantes às desenvolvidas neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Baretta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutoranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. Professora de Língua Portuguesa no Colégio Militar de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

Thaís Vargas dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. Professora de Língua Portuguesa no Colégio Monteiro Lobato, Porto Alegre, RS, Brasil.

Caroline Bernardes Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutoranda em Letras no Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

BARRERA, Sylvia Domingos. Papel facilitador das habilidades metalinguísticas na aprendizagem da linguagem escrita. In: MALUF, M. R. (org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições de pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 65-90.

BARRERA, Sylvia Domingos. Papel facilitador das habilidades metalinguísticas na aprendizagem da linguagem escrita. In: MALUF, M. R. (org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições de pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 65-90.

BOEFF, Rafaella. Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

CORSO, Helena Vellinho; SPERB, Tania Mara; JOU, Graciela Inchausti de.; SALLES, Jerusa Fumagalli. Metacognição e funções executivas: relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, n. 29, v. 1, p. 21-29, 2013. https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100004

GIASSON, Jocelyne. A compreensão na leitura. Lisboa: ASA, 2000.

GOMBERT, Jean Émile. Metalinguistic development. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

GOODMAN, Keneth. Reading, a psycholinguistic guessing game. In: SINGER, H.; RUDELL, R. (ed.). Theorical models and process of reading. Tradução de Giselle Olívia Mantovani Dal Corno. Newark (De): International Reading Association, 1976, p. 497-508.

GOODMAN, K. S. Unidade na leitura – um modelo psicolinguístico transacional. Letras de Hoje, Porto Alegre, n. 86, p. 9-43, dez. 1991.

KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000. 82 p.

LEFFA, Vilson. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996. 105 p.

PEREIRA, Vera Wannmacher. Arrisque-se... faça seu jogo. Letras de Hoje, Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 37, n. 2, p. 47-63, jun. 2002. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/teo/ojs/index.php/fale/article/view/14173/9410. Acesso em: 5 out. 2018.

PEREIRA, Vera Wannmacher. Compreensão leitora de alunos do Ensino Médio. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, Local de publicação, v. 6, p. 1-15, 2008. Disponível em: https://www.revel.inf.br/site2007/_pdf/12/artigos/revel_11_compreensao_leitora_de_alunos_do_ensino_medio.pdf. Acesso em: 01 out. 2018.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Processamento da leitura: recentes avanços das neurociências. In: PEREIRA, Vera Wannmacher; COSTA, Jorge Campos da (org.). Linguagem e cognição: relações interdisciplinares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 49-60.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Tradução de Daise Batista. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003. 423 p.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 194 p.

SPINILLO, Alina Galvão. A consciência metatextual. In: MOTA, M. da (org.). Desenvolvimento metalinguístico: questões contemporâneas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. p. 77-113.

SPINILLO, Alina Galvão; MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da; CORREA, Jane. Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa. Educar em revista, Curitiba, n. 38, p. 157-171, dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi d=S0104-40602010000300011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 nov. 2018. https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000300011

STANKE, Roberta Cristina. O papel do conhecimento de mundo na aula de língua estrangeira. Caderno de Letras, Rio de Janeiro, n. 23, p. 131-151, 2007.

STREY, Cláudia. O objetivo de leitura em uma interface psicolinguística-pragmática. In: PEREIRA, V. W.; GUARESI, R. (org.). Estudos sobre leitura: psicolinguística e interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-18132012000100011

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

Baretta, D., dos Santos, T. V., & Borges, C. B. (2019). Consciência linguística no Ensino Fundamental: um estudo com foco no uso de estratégias de leitura. Letras De Hoje, 54(2), 243–252. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32532

Edição

Seção

Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: