Escrita: tecer e esculpir o texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32354

Palavras-chave:

Escrita. Processo de escrita. Reformulação. Operações. Escolha.

Resumo

As palavras de um texto não se encontram pré-determinadas. Quem escreve realiza escolhas entre as possibilidades disponibilizadas pela língua. O desenvolvimento linguístico traz consigo o alargamento de recursos lexicais, sintáticos, semânticos e textuais. Esse desenvolvimento traça um caminho mais direto para o texto ou ativa em maior grau a consideração de escolhas e decisões por parte do sujeito, enquanto escreve? O presente estudo analisou a evolução das componentes de formulação e reformulação no processo de escrita de alunos do ensino básico português. Os dados provêm da interação entre alunos de diferentes anos (do 2º ao 8º), organizados em pequenos grupos, para escreverem um texto colaborativamente. A análise incidiu sobre as operações de formulação/reformulação realizadas. Os resultados mostram um alargamento das possibilidades consideradas, ao longo do processo de construção do texto, dos anos iniciais para os anos mais avançados. Esse movimento alerta para a necessidade de reforçar a capacidade de reescrita e reformulação na aprendizagem da escrita.

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Biografia do Autor

Luís Barbeiro, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria

Doutor em Educação, Metodologia de Ensino do Português e agregado em Ciências da Educação – Literacias e Ensino do Português, pela Universidade do Minho, Portugal. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Barbeiro, L. (2019). Escrita: tecer e esculpir o texto. Letras De Hoje, 54(2), 221–230. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32354

Edição

Seção

Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: