Mundo ético e mídium: uma cenografia paulistana para a ciência brasileira

Luciana Salazar Salgado, Marina Delege

Resumo


Considerando a noção de ethos proposta por Maingueneau desde seu texto seminal “A propósito do ethos”, de 2008, este artigo apresenta duas propostas articuladas: i) uma ênfase na noção de mundo ético, ainda pouco explorada como operador analítico; ii) um acréscimo teórico que põe a noção de mídium como constitutiva do mundo ético. O objeto editorial Pesquisa Fapesp é considerado, dessa perspectiva, como um vetor de sensibilidade ligado a uma matriz de sociabilidade, a Fundação Fapesp, e por isso funciona como um mídium que alimenta um mundo ético: por documentá-lo, legitimando-o, e por fazer parte dele, legitimando-se como documentador (DEBRAY, 2000a e b). Com vistas a esclarecer essa abordagem, analisamos três tipos de dado: 1. A publicidade da revista na revista; 2. Gráficos sobre a pesquisa no Brasil; 3. Um léxico especializado. Nesses dados, verifica-se que a cenografia opera uma circunscrição semântica peculiar do referente “ciência brasileira”.


Palavras-chave


mídium; mundo ético; revista Pesquisa Fapesp; ciência brasileira.

Texto completo:

PDF

Referências


CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Trad. e Coord. Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2014.

DEBRAY, Régis. Transmitir: o segredo e a força das idéias. Trad. Guilherme Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2000a.

DEBRAY, Régis. Introduction à la médiologie. Paris: PUF, 2000b.

FOSSEY, Marcela Franco. A semântica global em duas revistas de divulgação científica: Pesquisa Fapesp e Superinteressante. 2006, 153 fls. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. Trad. Sírio Possenti. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 69-92.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. Ethos discursivo. Trad. Luciana Salgado. São Paulo: Contexto, 2008a.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2008b. p. 69-92.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais. São Paulo: Parábola, 2016.

ZAMBONI, Lilian Márcia Simões. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica – Subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2018.3.30956

e-ISSN: 1984-7726

ISSN-L: 0101-3335

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS