O éthos e o páthos na publicidade da Dove: uma construção sincrética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.30942

Palavras-chave:

Éthos. Páthos. Sincretismo. Plano de conteúdo. Plano de expressão.

Resumo

Objeto de pesquisa desde a antiguidade clássica – na Retórica, de Aristóteles –, muitas são as teorias que, ainda hoje, sobre a construção do éthos e do páthos se debruçam, entre elas a semiótica greimasiana, aqui adotada. A partir de seus pressupostos, este estudo busca investigar que éthos e que páthos emergem da relação entre verbal e não verbal no discurso publicitário da marca de produtos de higiene e beleza Dove. Para isso, procede à análise de dois anúncios impressos, produzidos, respectivamente, em 2005 e 2016. Por meio do exame das marcas da enunciação recorrentes na superfície textual, manifestadas no seu plano de conteúdo e no de expressão, pretende-se, de modo mais específico, identificar que mecanismos atuam, bem como descrever a sua atuação, no processo de produção dessas imagens do enunciador e do enunciatário.

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Biografia do Autor

Roseméri Lorenz, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo e professora da área de Letras na mesma universidade.

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professora no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Lorenz, R., & Crestani, L. M. (2019). O éthos e o páthos na publicidade da Dove: uma construção sincrética. Letras De Hoje, 54(3), 320–329. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.30942

Edição

Seção

Artigos