Deslocamentos do imperativo visual em recortes do feminino

Autores

  • Luciana Abreu Jardim Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.2.30638

Palavras-chave:

Ética, Literatura, Escrita feminina

Resumo

Possíveis aproximações entre Ética e Literatura deveriam ser pensadas a partir dos desdobramentos propostos pelo questionamento da metafísica da presença, de Da gramatologia, ponto central do pensamento derridiano. Para escrever para além da metafísica da presença, abalada por Jacques Derrida, deve-se sair da saturação de visibilidade contemporânea, de modo a buscar novas experiências com a linguagem. A modalidade linguística do semiótico, por exemplo, de acordo com o modelo linguístico de Julia Kristeva (A revolução da linguagem poética), propõe uma experiência na qual aspectos da vida escrita sejam capazes de produzir sentidos sutis, sempre em copresença com a modalidade do simbólico. Nesse contexto teórico, alguns fragmentos textuais de Clarice Lispector, os quais podem ser lidos ao lado do elenco de pensadoras do gênio feminino segundo Kristeva, pavimentam o caminho para algo diferente da timpanização flagrada por Derrida. Assim, este ensaio apresenta uma leitura dos caminhos oblíquos que conduzem às tensões entre a sensação e o pensamento, no cruzamento entre Ética e Estética, sugerindo alguns recortes textuais característicos da singularidade da escrita produzida por mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Abreu Jardim, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutoranda Letras Furg CAPES/PNPD

Referências

ARTAUD, Antonin. Ouvres complètes. T. I, 1. Paris: Gallimard,

CIXOUS, Hélène. Three steps on the ladder of writing. New York: Columbia University Press, 1993.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Trad. Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DERRIDA, Jacques; Bennington , Geoffrey. Circonfissão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. 2. ed. Trad. Miriam Chnaiderman, Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

DERRIDA, Jacques. Khôra. Trad. Nícia Adan Bonatti. Campinas: Papirus, 1995.

DERRIDA, Jacques. La carte postale: de Socrate à Freud et au-delà. Paris: Flammarion, 1980.

DERRIDA, Jacques. Otobiographies. L’enseignement de Nietzsche et la politique du nom propre. Paris: Galilée, s/d.

DERRIDA, Jacques. Timpanizar a filosofia. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.

FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Trad. Órizon Carneiro Muniz. Rio de Janeiro: Imago, 1999.

GREEN, André. Le discours vivant: la conception psychanalytique

de l’affect. France: PUF, 2004.

KRISTEVA, Julia. As novas doenças da alma. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

KRISTEVA, Julia. Étrangers à nous-mêmes. Paris: Fayard, 1991.

KRISTEVA, Julia. La révolte intime: pouvoirs et limites da psychanalyse II. Paris: Fayard, 1997.

KRISTEVA, Julia. La révolution du langage poétique. L’avantgarde à la fin du XIXe siècle. Lautréamont et Mallarmé. Paris: Seuil, 1974.

KRISTEVA, Julia. Le génie féminin: la vie, la folie, les mots. (Tome I) Hannah Arendt. Paris: Fayard, 1999.

KRISTEVA, Julia. Le génie féminin: la vie, la folie, les mots. (Tome II), Mélanie Klein. Paris: Fayard, 2000.

KRISTEVA, Julia. Le génie féminin: la vie, la folie, les mots. (Tome III), Colette. Paris: Fayard, 2002.

KRISTEVA, Julia. Le vieil homme et les loups. Paris: Fayard, 1991.

KRISTEVA, Julia; CLÉMENT, Catherine. O feminino e o sagrado. Trad. Rachel Gutiérrez. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

KRISTEVA, Julia. O gênio feminino: a vida a loucura e as palavras: Hannah Arendt. Trad. Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

KRISTEVA, Julia. Possessions. Paris: Fayard, 1996.

KRISTEVA, Julia. Possessões. Trad. Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l´horreur. Essais sur l’abjection. Paris: Seuil, 1980.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. São Paulo: Círculo do Livro, 1973.

LISPECTOR, Clarice. O lustre. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MÈREDIEU, Florence. C’était Antonin Artaud. Paris: Fayard, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Trad. Mário Ferreira dos Santos. Porto Alegre: Vozes, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ROUDINESCO, Elisabeth; DERRIDA, Jacques. De que Amanhã: diálogo/Jacques Derrida; Elisabeth Roudinesco. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

SOUZA, Ricardo Timm. Derrida e a razão diferencial. In: SOUZA, Ricardo Timm. Razões plurais: itinerários da racionalidade no século XX: Adorno, Bergson, Derrida,Lévinas, Rosenzweig. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

THÉVENIN, Paule. Antonin Artaud, ce désespéré qui vous parle. Paris: Seuil, 1993.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Jardim, L. A. (2018). Deslocamentos do imperativo visual em recortes do feminino. Letras De Hoje, 53(2), 306–314. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.2.30638

Edição

Seção

Teoria e Prática da Biografia