Compreensão de expressões idiomáticas em período de aquisição da linguagem

Autores

  • Maity Siqueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-7496-4951
  • Sergio Duarte Junior Bitácora Centro de Neuropsicologia
  • Laura Baiocco Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Caroline Girardi Ferrari Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nichele Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29371

Palavras-chave:

Expressões idiomáticas, Compreensão de linguagem figurada, Linguística cognitiva, psicolinguística

Resumo

São muitos os estudos sobre a compreensão de expressões idiomáticas. Entretanto, ainda são raros os trabalhos sobre o tema no desenvolvimento da linguagem em língua portuguesa. Este artigo tem por objetivo apresentar a aplicação e os resultados de uma tarefa de compreensão de expressões idiomáticas em 270 participantes em três faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos). A tarefa é composta por seis itens: sentenças seguidas de uma pergunta aberta e uma pergunta fechada. A comparação das respostas nos três grupos indica um aumento gradual na compreensão de expressões idiomáticas. Além da idade, discute-se a implicação das variáveis linguísticas contexto, transparência, metaforicidade e familiaridade na compreensão do fenômeno. As análises sugerem que esse fenômeno complexo deve ser estudado levando em conta todos esses aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CACCIARI, Cristina; LEVORATO, Maria Chiara. Children's comprehension and production of idioms: the role of context and familiarity. Journal of Child Language, v. 19, p. 415-433, 1992.

CACCIARI, Cristina; LEVORATO, Maria Chiara. The Effects of Different Tasks on the Comprehension and Production of Idioms in Children. Journal of Experimental Child Psychology, v. 60, p. 261-283, 1995.

CACCIARI, Cristina; LEVORATO, Maria Chiara. The effect of semantic analysability of idioms in metalinguistic tasks. Metaphor and Symbol, v. 13, p. 159-177, 1989.

CACCIARI, Cristina; PADOVANI, Roberto. The Development of Figurative Language. In: The Cambridge Handbook of Psycholinguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. p. 505-522.

CAILLIES, Stéphanie; LE SOURN-BISSAOUI, Sandrine. Idiom comprehension in French children: A cock-and-bull story. European Journal of Developmental Psychology, v. 3, n. 2, p. 189-206, 2006. DOI: 10.1080/17405620500412325

CAIN, Kate; OAKHILL, Jane; LEMMON, Kate. The relation between children’s reading comprehension level and their comprehension of idioms. Journal of Experimental Child Psychology, v. 90, p. 65-87, 2005.

GIBBS, Raymond. Semantic analyzability in children’s understanding of idioms. Journal of Speech and Hearing Research, v. 34, p. 613-620, 1991.

HSIEH, Shelley Ching-Yu.; HSU, Chun-Chieh Natalie. Idiom Comprehension in Mandarin-Speaking Children. Journal of Psycholinguistic Research, v. 39, p. 505-522, 2010.

LACROIX, Agnès; AGUERT, Marc; DARDIER, Virginie; STOJANOVIK, Vesna; LAVAL, Virginie. Idiom comprehension in French-speaking children and adolescents with Williams’ syndrome. Research in Developmental Disabilities, v. 31, p. 608-616, 2010.

LANGLOTZ, Andreas. Idiomatic Creativity: A cognitivelinguistic model of idiom-representation and idiom-variation in English. Amsterdam: John Benjamins, 2006. p. 339.

LAVAL, Virginie. Idiom comprehension and metapragmatic knowledge in French children. Journal of Pragmatics, v. 35, p. 723-739, 2003.

LE SOURN-BISSAOUI, Sandrine.; CAILLIES, Stéphanie; BERNARD, Stéphane; DELEAU, Michel; BRULÉ, Lauriane. Children’s understanding of ambiguous idioms and conversational perspective-taking. Journal of Experimental Child Psychology, v. 112, p. 437-451, 2012.

NIPPOLD, Marilyn; RUDZINSKI, Mishelle. Familiarity and transparency in idiom explanation: A developmental study of children and adolescents. Journal of Speech and Hearing Research, v. 36, p. 728-737, 1993.

NIPPOLD, Marilyn; TAYLOR, Catherine. Judgements of idiom familiarity and transparency: A comparison of children and adolescents. Journal of Speech and Hearing Research, v. 45, p. 384-391, 2002.

NORBURY, Courtenay Frazier. Factors supporting idiom comprehension in children with communication disorders. Journal of Speech, Language and Hearing Research, v. 47, p. 1179-1193, 2004.

QUALLS, Constance Dean; LANTZ, Jennifer; PIETRZYK, Rose; HAMMERA, Carol Scheffner. Comprehension of idioms in adolescents with language-based learning disabilities compared to their typically developing peers. Journal of Communication Disorders, v. 37, n. 4, p. 295-311, 2004.

TOMASELLO, Michael. Constructing a Language: A Usage-Based Theory of Language Acquisition. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2003.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

Siqueira, M., Duarte Junior, S., Pereira, L. B., Ferrari, C. G., & Lopes, N. (2017). Compreensão de expressões idiomáticas em período de aquisição da linguagem. Letras De Hoje, 52(3), 391–400. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29371