Aquisição da entoação em espanhol/L2: interação entre efeitos da instrução explícita e variáveis individuais

Autores

  • Elena Ortiz Preuss Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0001-7496-4951
  • Rhanya Rafaella Rodrigues Instituto Federal Goiano
  • Wilson José de Oliveira Júnior Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29370

Palavras-chave:

Instrução explícita, Diferenças individuais, Entoação

Resumo

Este artigo expõe os efeitos da instrução explícita sobre enunciados interrogativos totais e asseverativos em espanhol como L2 e suas possíveis interações com variáveis individuais, como a capacidade de atenção, frequência de uso, experiência linguística e docente. Trata-se de um estudo quantitativo que abrange testes linguísticos de percepção e produção de enunciados, teste de rede de atenção e questionário de histórico e proficiência linguística. O estudo contou com uma amostra de conveniência abrangendo um grupo experimental que recebeu instrução explícita sobre o conteúdo-alvo num período intermediário entre o pré- e o pós-teste linguístico, e um grupo controle, que não recebeu a instrução. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa, relacionada ao efeito da instrução. Nossa hipótese é de que as variáveis individuais possam ter minimizado o papel da instrução sobre entoação no desempenho desses participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKERBERG, Marianne. Aquisição da Pronúncia: a entoação em afirmações e perguntas sim/não. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 50, n. 1, p. 153-167, 2011.

ALVES, Ubiratã Kichhöfel. A explicitação dos aspectos fonético-fonológicos da L2: teoria e pesquisa na sala de aula. In: LAMPRECHT, Regina R. (Org.). Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 211-230.

ALVES, Ubiratã Kichhöfel. O papel da instrução explícita na aquisição fonológica do inglês como L2: evidências fornecidas pela Teoria da Otimidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) – Escola de Educação, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2004.

BODOLAY, Adriana. Análise prosódica de línguas em contato: questões totais no português e no espanhol falado na fronteira Brasil/Uruguai. In: Anais do Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. Belo Horizonte: Periódicos UFMG, 2011. Vol. 1. p. 8-14. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg. br/index.php/anais_coloquio/article/view/1199/1348>. Acesso em: 13 set. 2016.

BYGATE, Martin. Speaking. In: CARTER, Ronald. NUNAN, David. (Ed.). The Cambridge guide to teaching English to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 14-20.

CANTERO SERENA, Francisco José. Fonética y didáctica de la pronunciación. In: MENDOZA, A. (Coord.). Didáctica de la lengua y la literatura. Madrid: Prentice Hall, 2003. p. 545-572.

COSTA, Albert; HERNÁNDEZ, Mireia; SEBASTIÁNGALLÉS, Núria. Bilingualism aids conflict resolution: evidence from the ANT task. Cognition, Elsevier Science B.V., v. 106, n. 1, p. 59-86, 2008.

COUTO, Letícia Rebollo; SÁ, Priscila Ferreira de; FIGUEIREDO, Natalia dos Santos. Gêneros orais e entoação: os enunciados interrogativos no espanhol de Buenos Aires e Montevidéu. Interdisciplinar, Itabaiana-SE, n. VIII, v. 17, p. 69-98, 2013.

COX, Jessica G.; SANZ, Cristina. Deconstructing PI for the ages: Explicit instruction vs. practice in young and older adult bilinguals. IRAL – International Review of Applied Linguistics. v. 53, n. 2, p. 225-248, 2015.

CRYSTAL, David. Prosodic Systems and Language acquisition. In: LEON, Pierre R.; FRAURE, Georges; RIGAULT, Andre. (Ed.). Prosody Feature Analysis. Montreal: Didier, 1970. p. 77-90.

DIAS, Eva Christina Orzechowski. Declarativas e interrogativas totais no espanhol L1 e L2 falado em Bogotá: uma contribuição para estudos prosódicos. 2015. 273 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis. 2015.

ELLIS, Rod. La adquisición de segundas lenguas en un contexto de enseñanza análisis de las investigaciones existentes. Nova Zelandia: Research Division, 2005.

FINGER, Ingrid; Preuss, Elena Ortiz. Atenção ao input e aprendizagem: o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2. Letras de Hoje, v. 44, n. 3, p. 78-85, 2009.

FORTKAMP, Mailce Borges. Produção oral e aquisição de L2: cognição e ensino. In: MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto et al. (Org.). Estudos da Linguagem: VII Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Pelotas: Educat, 2008. p. 223-234.

IZUMI, Shinichi. Noticing and L2 Development: Theoretical, Empirical, and Pedagogical Issues. In: BERGSLEITHNER, Joara M.; FROTA, Sylvia Nagem; YOSHIOKA, Jim K. (Ed.). Noticing and Second Language Acquisition: Studies in Honor of Richard Schmidt. Honolulu: National Foreing Language Resource Center, 2013. p. 25-38.

LENET, Alison E.; SANZ, Cristina; LADO, Beatriz; HOWARD Jr, James H.; HOWARD, Darlene V. Aging, pedagogical conditions and differential success in SLA: an empirical study. In: SANZ, Cristina; LEOW, Ronald (Ed.). Implicit and explicit language learning: conditions, processes and knowledge in SLA and bilingualism. Washington DC: Georgetown University Press, 2011. p. 73-84.

PREUSS, Elena Ortiz. A interface entre os conhecimentos implícito e explícito: um estudo baseado no se – operador aspectual como delimitador em espanhol. 2005. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2005.

PREUSS, Elena Ortiz; SANZ, Cristina. Aquisição de L2: Interação entre variáveis externas e internas. In: PREUSS, Elena Ortiz; COUTO, Elza Kioko Nakayama N. do; RAMOS, Rui Manuel (Org.). Multiplos olhares e Linguística e Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2016. p. 121-134.

PINTO, Maristela da Silva. Transferências prosódicas do PB/LM na aprendizagem do E/LE: enunciados assertivos e interrogativos totais. 2009. 378f. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

PRIETO, Pilar. Teorías lingüísticas de la entonación. In: PRIETO, Pilar. Teorías de la Entonación. Barcelona: Ariel, 2003. p. 14-33.

RAE. Fonética y fonología. Cuestiones generales. In: RAE. Nueva gramática de la lengua española. Barcelona: Espasa Libros, 2011. p. 19-22.

RAE. La entonación In: RAE. Nueva gramática de la lengua española. Barcelona: Espasa Libros, 2011. p. 435-488.

SANZ, Cristina. Contributions of study abroad research to our understanding of SLA processes and outcomes: The SALA Project, an appraisal. In: PÉREZ-VIDAL, Carmen (Ed.). Language acquisition in study abroad and formal instruction contexts. Philadelphia/Amsterdam: John Benjamins, 2014. p. 1-13.

SANZ, Cristina; SERAFINI, Ellen Johnson. Cognición y L2: El papel de las diferencias individuales en el aprendizaje de lenguas extranjeras con especial atención a la memoria operativa. No prelo.

SANZ, Cristina. Adult SLA: the interaction between external and internal factors. In: SANZ, Cristina (Ed.). Mind and Context in adult second language acquisition: methods, theory, and practice. Washington DC: Georgetown University Press, 2005. p. 3-20.

SCHMIDT, Robert. Attention. In: ROBINSON, Peter (Ed.). Cognition and second language instruction. Cambridge University Press, 2001. p. 3-32.

SEMINO, María Josefina Israel. La entonación en español y en portugués. In: BRISOLARA, Luciene Bassols; SEMINO, María Josefina Israel. ¿Cómo pronunciar el español? La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: ejercicios prácticos. Campinas: Pontes Editores, 2014. p.103-126.

SKEHAN, Peter. A. Framework for the implementation of task-based instruction. Applied Linguistics, v. 17, n. 1, p. 38-62, 1996.

SOSA, Juan Manuel. La entonación del español. Su estructura fónica, variabilidad y dialectología. Madrid: Cátedra, 1999.

VANPATTEN, Bill. Processing Instruction. In: SANZ, Cristina. (Ed.). Mind and Context in adult second language acquisition: methods, theory, and practice. Washington DC: Georgetown University Press, 2005. p. 267-281.

WILLIAMS, John N. Attention, Awareness, and Noticing in Language Processing and Learning. In: BERGSLEITHNER, Joara M.; FROTA, Sylvia Nagem; YOSHIOKA, Jim K. (Ed.). Noticing and Second Language Acquisition: Studies in Honor of Richard Schmidt. Honolulu: National Foreing Language Resource Center, 2013. p. 39-57.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

Preuss, E. O., Rodrigues, R. R., & de Oliveira Júnior, W. J. (2017). Aquisição da entoação em espanhol/L2: interação entre efeitos da instrução explícita e variáveis individuais. Letras De Hoje, 52(3), 381–390. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29370