Estética melodramática e canção popular como lugares de encontros culturais em Bolero, de Lisandro Otero

Wanderlan da Silva Alves

Resumo


Neste artigo, analisam-se os processos de apropriação de elementos associados
à estética melodramática e à canção popular na configuração temático-formal do romance Bolero (1983), do escritor cubano Lisandro Otero. Para isso, observa-se como o diálogo empreendido, na literatura, entre os agentes do cancioneiro popular – letras de canções, técnicas de composição, imagens de cantores e compositores, ritmos, etc. – e do campo da ficção, especialmente a recriação livre a partir de indivíduos e situações cujas referências dialogam com possíveis personagens e situações reais, pulverizando-os ao mesmo tempo, de modo a evitar a identificação unívoca e biográfica, presta-se a uma homenagem aos ícones da canção popular latino-americana, bem como potencializa uma leitura crítica tanto de sua constituição quanto das transformações operadas em seu interior, em meio ao desenvolvimento e às ações da indústria cultural estrangeira e a uma imaginação melodramática.

 

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Melodramatic aesthetic and popular song as places of cultural meetings in Bolero, by Lisandro Otero

Abstract: In this article, I analyze the processes of appropriation from elements connected with melodramatic aesthetic and the popular song for the writing of Bolero, Lisandro Otero’s novel published in 1983. Then, I show how the literary dialogue created between universe of the popular song – song lyrics, modes of composition, singers and composers’ portraits, rhythms, etc. – and the fictional creation with references to individuals and situations similar to real contexts, it avoids biographical identifications, and those procedures offer a tribute to the popular Latin American singers. Beyond that, his narrative promotes a critical reading about the constitution and the changes of the popular song in Latin America in relationship with the actions of foreign cultural industry and a melodramatic imagination. 

Keywords: Popular song; Mass culture; Melodrama; Transculturation


Palavras-chave


Canção popular; Cultura de massa; Melodrama; Transculturação

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2015.4.19977

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