Um exame de prática discursiva do trabalho de seleção de professores de línguas estrangeiras para o sistema público de ensino básico

Autores

  • Del Carmen Daher Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2014.3.19108

Palavras-chave:

Linguagem e trabalho, Concurso público para professores de língua estrangeira do ensino básico, Prática discursiva, Edital, Prova oral,

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações sobre a prática do concurso público que seleciona professores de línguas estrangeiras para o ensino básico. Para o estudo dessa prática, responsável pelo ingresso à carreira docente como servidor público, nos pautamos em aportes teóricos de uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1984, 1987, 2000) e contribuições advindas da Ergologia (SCHWARTZ, 1998, 2000), que consideram uma concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). As reflexões apresentadas advêm do relato de atuação da pesquisadora em banca de concurso público e visam contribuir com discussões sobre o campo profissional do linguista e suas possibilidades de intervenção em questões sociais, em particular no que concerne a impasses e renormalizações vinculadas à realização desse trabalho. ******************************************************** Discursive practice of the work in admission exams for foreign language teachers for the public basic education system This paper presents some considerations on the practice of government admission exams for foreign language teachers for basic education in public school. For the study of such practice, which is responsible for entering the teaching career as a government employee, we part from the theoretical contribution of a discursive-enunciative perspective (MAINGUENEAU, 1984, 1987, 2000) and the contributions of the Ergology studies (SCHWARTZ, 1998, 2000) that takes into account a broaden conception of the work situation (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). The reflections presented in this paper come from the reporting of the researcher’s participation as examiner in government admissions and aim at contributing to discussions about the professional field of linguists and the possibilities of intervention in social issues, particularly those regarding impasses and renormalizations linked to the performance of such work. Keywords: Language and work; Government admissions exams for foreign language teachers for basic education; Discursive practice; Notice of Admission; Oral exams;

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Publicado

2014-10-21

Como Citar

Daher, D. C. (2014). Um exame de prática discursiva do trabalho de seleção de professores de línguas estrangeiras para o sistema público de ensino básico. Letras De Hoje, 49(3), 306–316. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2014.3.19108

Edição

Seção

Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos