Abordagem da dislexia na região de Vitória da Conquista na Bahia: uma análise sob a perspectiva neurocientífica

Ronei Guaresi, Catiane Santos, Márcia Mangueira

Resumo


A dislexia é uma patologia no aprendizado da leitura e da escrita, cujas dificuldades não se justificam por ambiente social ou familiar desfavorecido, por algum déficit sensorial, por método de ensino ineficiente ou por baixos índices nas escalas de inteligência. Neste estudo realizou-se uma análise das condições estruturais e humanas na região de Vitória da Conquista na Bahia para a abordagem dessa dificuldade de aprendizado por meio de entrevistas a docentes atuantes no Ensino Fundamental I, entrevistas a estudantes matriculados no curso de Pedagogia em disciplinas de últimos semestres e levantamento da matriz curricular desse curso na universidade que oferece esse curso na cidade. De maneira geral, observamos neste estudo que, embora a literatura científica aponte para incidência de 5 a 10 % de aprendizes, não há entendimento e preparação para administração da dificuldade de aprendizado da leitura e da escrita conhecida como dislexia: a) na matriz curricular consta a disciplina Dificuldade de aprendizagem como optativa; b) docentes e estudantes afirmaram não se sentirem preparados para a administração dessa dificuldade de aprendizado e c) os estudantes não dispõem de estrutura satisfatória para eventuais intervenções.

 

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Dyslexia approach in Vitória da Conquista region in Bahia:
a review in the neuroscientific perspective

 

Abstract: Dyslexia is an abnormality in the reading and writing learning, whose difficulties are not justified by disadvantaged social or family environment for some sensory deficit, by inefficient method of education or low levels in the intelligence scales. This study conducted an analysis of the structural and human conditions in the region of Vitória da Conquista in Bahia for the approach of this learning difficulties through interviews with teachers acting in elementary school, interviews with students enrolled in pedagogy courses in the disciplines of last semesters and lifting the curriculum of this course in the university offering this course in the city. Overall, this study observed that although the scientific literature point to incidence 5-10% of apprentices, there is no understanding and preparation for administration of learning difficulties in reading and writing known as dyslexia: a) the curriculum consists Difficulty learning the discipline as an optional; b) teachers and students said they did not feel prepared for the administration of this difficulty learning and c) the students not have satisfactory structure for possible interventions.

 

Keywords: Dyslexia; Learning difficulties; Teaching


Palavras-chave


Dislexia; Dificuldade de aprendizagem; Ensino

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