A construção da personagem feminina na minissérie “Os Maias”

Kyldes Batista Vicente

Resumo


Eça de Queirós procurou mostrar em seus textos a sociedade portuguesa do século XIX. No romance Os Maias procurou fotografar a vida política, econômica, artística e familiar portuguesa. A produção literária queirosiana apresenta tipos humanos produzidos pela sociedade de Portugal e entre as personagens vamos encontrar mulheres construídas com o objetivo de causar desconforto na aristocracia portuguesa. A mulher aparece desenhada acompanhando um dos principais temas da literatura queirosiana, o amor proibido. Este texto pretende discutir a figura feminina na minissérie Os Maias em que, a partir do romance homônimo de Eça de Queirós, Maria Adelaide Amaral e Luiz Fernando Carvalho (roteirista-autora e diretor) procuraram recriar imagens das mulheres queirosianas na televisão brasileira.

Palavras-chave


Melodrama; Figura feminina; Televisão

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-7726

ISSN-L: 0101-3335

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS