A aprendizagem da leitura modifica as redes corticais da visão e da linguagem verbal

Stanislas Dehaene

Resumo


Este artigo é uma adaptação da primeira parte da palestra Reading in the Brain/Os neurônios da leitura, proferida por Stanislas Dehaene em 13/07/2012, no Auditório Garapuvu da Universidade Federal de Santa Catarina. Demonstram-se empiricamente os efeitos da leitura em adultos alfabetizados e ex-analfabetos sobre os circuitos que processam a língua falada, bem como da aprendizagem inicial na região occipitotemporal ventral esquerda em crianças. São também mencionadas as anomalias sutis provocadas pela migração dos genes em disléxicos.

Palavras-chave


Aprendizagem da leitura; Efeitos; Redes corticais; Linguagem verbal

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-7726

ISSN-L: 0101-3335

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS