Análise de inteligibilidade textual por meio de ferramentas de processamento automático do português: avaliação da Coleção Literatura para Todos

Autores

  • Erica dos Santos Rodrigues PUC-Rio
  • Cláudia Freitas PUC-Rio
  • Violeta Quental PUC-Rio

Palavras-chave:

Legibilidade, Inteligibilidade, Coleção Literatura para Todos, Avaliação de inteligibilidade, Ferramentas para processamento computacional do Português

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa referente à inteligibilidade dos livros da Coleção Literatura para Todos 1, publicada pelo MEC/SECAD (2006) e distribuída para jovens e adultos recém-alfabetizados. A investigação da inteligibilidade dos textos buscou conjugar pressupostos da Psicolinguística e ferramentas de processamento automático da língua portuguesa. Utilizamos critérios de inteligibilidade referidos na literatura psicolinguística, e tentamos capturar de maneira objetiva o grau de complexidade linguística dos livros através de ferramentas computacionais: o analisador morfossintático PALAVRAS e o programa Coh-Metrix Port. Nossos resultados sugerem que os livros dessa coleção são complexos para o público pretendido. Assumindo que os neoleitores estão na etapa inicial do processo de alfabetização, é nítido que esses livros exigem um esforço de decodificação da escrita que está além de sua capacidade.

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Biografia do Autor

Erica dos Santos Rodrigues, PUC-Rio

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem; Departamento de Letras; PUC-Rio

Cláudia Freitas, PUC-Rio

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem; Departamento de Letras; PUC-Rio

Violeta Quental, PUC-Rio

Programa de Pós-Graduação em Letras; Departamento de Letras; PUC-Rio

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Publicado

2013-04-11

Como Citar

Rodrigues, E. dos S., Freitas, C., & Quental, V. (2013). Análise de inteligibilidade textual por meio de ferramentas de processamento automático do português: avaliação da Coleção Literatura para Todos. Letras De Hoje, 48(1), 91–99. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/12048