Mesma carne, outro sangue: notas introdutórias sobre as relações culturais republicanas entre Portugal e Brasil

Autores

  • Maria do Socorro Fernandes de Carvalho USP

Palavras-chave:

República, Estudos literários, Nacionalismo, Modernismo, Cultura

Resumo

Este estudo, preponderantemente introdutório, intenta pôr em cena elementos historiográficos que pautaram as relações culturais entre Portugal e Brasil a partir da proclamação da república portuguesa em 1910. Levam-se em conta os seguintes elementos balizadores do debate, imprescindíveis à proposta: notas sobre a questão republicana, a imigração, os conceitos de nacional e colônia, até chegar ao item central de interesse: os estudos literários. O artigo apresenta rápida apreciação da historiografia da literatura comparatista entre obras e autores do início do século XX nos dois países lusófonos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho, USP

Professora de literatura portuguesa na Unifesp, curso de Letras. Professora dra. pela Unicamp, em 2004, com a tese "Poesia de agudeza em Portugal".

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

de Carvalho, M. do S. F. (2012). Mesma carne, outro sangue: notas introdutórias sobre as relações culturais republicanas entre Portugal e Brasil. Letras De Hoje, 47(4), 348–355. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/11327

Edição

Seção

Brasil e Portugal