SUBMISSÕES ABERTAS (ENCERRADAS)

Tema: Processamento da decodificação e da compreensão da leitura:  consciência linguística e memória

Organizadores:

Vera Wannmacher Pereira (PUCRS)

Fernanda Viana (Universidade do Minho)

José Morais (Universidade Livre de Bruxelas)

 

Sinopse: Os estudos sobre o processamento da linguagem vêm contribuindo para o entendimento do processamento da leitura, considerando o leitor (conhecimentos prévios e objetivo) e o texto (características como gênero e tipo) em interação. Especialmente no seu aprendizado inicial, tais estudos evidenciam as relações entre leitura e escrita, os processos de decodificação e compreensão, a importância da consciência linguística e da memória em suas diversas dimensões. Para isso, contribuem a Psicolinguística e suas produtivas interfaces - da Psicologia, das Neurociências, da Fonoaudiologia, da Educação, assim como das Tecnologias tanto para a pesquisa como para o ensino. Nesta chamada, são aceitos artigos teóricos que aprofundem tópicos do processamento da leitura assim como estudos empíricos que examinem hipóteses referentes a eles, sendo oportunas as interfaces com apoio nas áreas mencionadas.

 

Prazo para submissão dos originais: 15 de novembro de 2018

(Antes de submeter seu texto, leia atentamente as seções Foco e Escopo da Revista e Diretrizes para autoreshttp://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/ojs/index.php/fale/about/submissions#onlineSubmissions

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Topic: Decoding and reading comprehension processing: linguistic awareness and memory

Organized by:

Vera Wannmacher Pereira (PUCRS)

Fernanda Viana (Universidade do Minho)

José Morais (Universidade Livre de Bruxelas)

 

Summary: Studies on language processing have been contributing to the reading comprehension processing, considering the reader (previous knowledge and objective) and the text (characteristics such as gender and type) in interaction. Especially in their initial learning, these studies evidence the relationships between reading and writing, the processes of decoding and comprehension, the importance of linguistic awareness and memory in their various dimensions. For this, Psycholinguistics contributes with its productive interfaces - Psychology, Neuroscience, Speech Therapy, Education, as well as Technologies for both research and teaching. In this call, theoretical articles are accepted with a deep insight on topics about the reading processing as well as on empirical studies that examine hypotheses referring to them, being appropriate the interfaces with support on the mentioned areas.

 

Deadline for submission: november 15, 2018

(Before submitting your text, read the sections Focus and Scope of the Journal and Author Guidelines)

http://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/ojs/index.php/fale/about/submissions#onlineSubmissions