Foco e Escopo

A revista Letras de Hoje é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa.

Seção Livre

A Seção Livre funciona em fluxo contínuo, estando aberta para submissão de trabalhos inéditos: artigos, resenhas e textos literários (contos e poemas). Em cada número da Revista, são publicados três textos na seção livre. Podem submeter trabalhos, para esta seção, professores mestres e doutores vinculados a uma instituição de nível superior; doutorandos, vinculados a um curso de pós-graduação, também podem efetuar submissões. Quando em coautoria, são estimuladas contribuições que envolvam pelo menos um autor com título de doutor.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entre o Provisório e o Consensual: a Literatura Brasileira Contemporânea

Teoria e Prática da Biografia

Ethos Discursivo: Alcance, Desafios e Potencialidades

Formas e efeitos do descentramento na ficção contemporânea

Qual é a amplitude da literatura quando a palavra literária se espalha pelas artes?

ERRATUM

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Processo de Avaliação pelos Pares

Textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo serão arquivados.

Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista.

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante, caso não tenha sido acolhida no texto.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

Trimestral

Política de Acesso Livre

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

Breve histórico da Revista

A revista Letras de Hoje, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, surgiu no ano de 1967. Na origem desse projeto coletivo, estão as figuras do Ir. Elvo Clemente, Plínio Cabral e Leonor Scliar Cabral. Durante algum tempo, a Revista contou com o patrocínio de nomes representativos da sociedade gaúcha, como Paulo Vellinho e José Octávio Bertaso (Livraria do Globo), entre outros, tendo também alguns números financiados pelo CNPq. Passou a ser editada pela EDIPUCRS e, na gestão do Irmão Joaquim Clotet, Letras de Hoje atingiu um número cada vez maior de leitores ao ser disponibilizada, também, em versão eletrônica.

Princípios de ética e boas práticas em publicação acadêmica

Autoria

Os autores são titulares originários e serão responsáveis pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo a editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo e originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratações

Os autores devem se comprometer com a casa publicadora, entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.

Sigilo

O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

Indexadores, diretórios e repositórios

Outras Informações

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs)

Este periódico não cobra taxas para publicação.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq, identificando primeiro e segundo níveis

• Área principal: Letras/Linguística
  • Qualis: B1