A emergência da educação e ensino da saúde: interseções e intersetorialidades

Autores

  • Ricardo Burg Ceccim Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2008.1.3859

Palavras-chave:

Educação profissional em saúde pública, Educação médica, Reforma dos serviços de saúde, Ensino superior, Educação continuada

Resumo

O artigo aborda a emergência de um domínio de conhecimento como interface ou como interseção entre os setores da saúde e da educação nas políticas públicas e entre as áreas do conhecimento científico da Educação (dos Profissionais de Saúde) e da Saúde Coletiva. Tal domínio foi designado por Educação e Ensino da Saúde, tendo a sua emergência demonstrada pela anotação de movimentos na Educação (mudança na educação dos profissionais de saúde), na Saúde (reforma sanitária) e na sociedade (constituição de diretrizes de gestão para o trabalho na área da saúde). Pode ser percebido um bloco de tempo entre 1985 e 2007 que estabeleceu um percurso histórico e epistêmico de evidência e vigor para este domínio. Conclui-se pela chegada a um momento, feito por acumulação conceitual, política e pragmática, de conformação de um território de potencialidades aos saberes e às práticas concernentes especificamente à formação e ao desenvolvimento de profissionais da saúde.

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Publicado

2007-09-12

Edição

Seção

Artigos de Reflexão