Qualidade de vida de pacientes renais crônicos submetidos à fisioterapia na hemodiálise

Autores

  • Clarissa Rios Lara Universidade Católica do Salvador
  • Fernanda Oliveira Agnys Guirra Santos Universidade Católica do Salvador
  • Thelso de Jesus Silva Universidade Católica do Salvador
  • Fernanda Warken Rosa Camelier Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.13628

Palavras-chave:

qualidade de vida, insuficiência renal crônica, diálise renal, fisioterapia

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de um grupo de pacientes com Insuficiência Renal Crônica antes e após a realização de um programa de fisioterapia durante a hemodiálise.

Materiais e Métodos: Trata-se de um ensaio clínico não controlado, do tipo antes e depois, onde a qualidade de vida foi mensurada através do questionário Medical Outcomes Study 36 – Item Short-Form Health Survey (SF-36), antes e após um programa de exercícios físicos direcionados à pacientes submetidos à hemodiálise. Foram realizadas 24 sessões de fisioterapia durante oito semanas, com duração de 25 minutos, sendo incluídos exercícios de alongamentos, fortalecimento muscular, consciência respiratória e relaxamento. Foi utilizado o teste T pareado para comparação dos resultados. Quanto às diferenças clinicamente relevantes, foram considerados um aumento de cinco ou mais pontos para os domínios do SF-36, e de dois e meio ou mais pontos para os componentes Physical Components Summary (PCS) e Mental Components Summary (MCS).

Resultados: Para os 17 participantes deste estudo, apenas o domínio Capacidade Funcional (p=0,04) e os componentes Physical Components Summary (p=0,01) e Mental Components Summary (p=0,04) apresentaram relevância estatística. Em relação à diferença clinicamente relevante, os domínios Capacidade Funcional, Aspectos Físicos, Vitalidade, Aspectos Sociais e Aspectos Emocionais foram considerados (maior do que 5 pontos), assim como os componentes Physical Components Summary e Mental Components Summary (maior do que 2,5 pontos).

Conclusão: Este estudo mostrou que a assistência fisioterapêutica realizada durante a hemodiálise proporcionou melhora em algumas dimensões na qualidade de vida do grupo estudado, principalmente no domínio Capacidade Funcional, onde se obteve aumento estatisticamente significativo e melhora clinicamente relevante.

Biografia do Autor

Clarissa Rios Lara, Universidade Católica do Salvador

Bacharel em Fisioterapia - Universidade Católica do Salvador

Fernanda Oliveira Agnys Guirra Santos, Universidade Católica do Salvador

Bacharel em Fisioterapia - Universidade Católica do Salvador

Thelso de Jesus Silva, Universidade Católica do Salvador

Fisioterapeuta graduado em 1991(IBMR - RJ). Mestre em Medicina e Saúde (UFBA, 2006). Especialista em didática e metodologia do ensino superior (UCSal, 1995). Especialista em fisioterapia respiratória e terapia intensiva (ASSOBRAFIR-COFFITO,1998). Docente nas disciplinas: Fisioterapia respiratória e UTI na Universidade Católica do Salvador. Membro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-7); Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória - ASSOBRAFIR. Membro dos grupos de pesquisa (cnpq) da Universidade Católica (UCsal) e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Fisioterapeuta Coordenador do Hospital São Rafael, Salvador Ba.

Fernanda Warken Rosa Camelier, Universidade Católica do Salvador

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1998); especialização em Fisioterapia Respiratória (2000), mestrado (2003) e doutorado (2006) em Ciências/Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou estágio Pós Doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha- Hospital Clinic de Barcelona (2007). Atualmente é professora adjunta, em regime de Dedição Exclusiva da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Lecionou em outros Cursos de Graduação em Fisioterapia: FTC, Salvador (2004-2010), Universidade Católica do Salvador (2004 - 2011). Foi fisioterapeuta do HUPES/UFBA (vinculo SESAB) como plantonista da UTI/UCO (2007/2008) e do Programa de Reabilitação Pulmonar do Serviço de Pneumologia/UFBA (2007 - 2011). É pesquisadora voluntária do Serviço de Pneumologia C-HUPES/UFBA.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

Artigos Originais