Caracterização dos acidentes de trabalho durante a atenção à saúde na região nordeste

Autores

  • Milene Pereira de Souza Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE
  • Ítalo Ricardo Santos Aleluia UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.13574

Palavras-chave:

atenção à saúde, acidentes de trabalho, Brasil

Resumo

Objetivo: Caracterizar a evolução quantitativa dos acidentes de trabalho em atividades de atenção à saúde humana na região Nordeste.

Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo ecológico de base territorial geográfica, através de dados secundários extraídos da base de dados do Ministério da Previdência e Assistência Social, no período de 2007 a 2010.

Resultados: Verificou-se que no período estudado, a Bahia apresentou o maior número de acidentes de trabalho registrados. Acidentes típicos com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) se configuram como os principais no ranking dos motivos/situação em que, dentre as consequências, houve maior predomínio das incapacidades permanentes.

Conclusão: Destaca-se a necessidade de melhorias na implementação de ações preventivas com educação permanente e criação de novos protocolos por parte das instituições e organizações de saúde, bem como na adoção de medidas de biossegurança.

Biografia do Autor

Milene Pereira de Souza Santos, CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE

ENFERMEIRA, ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO (FTC-SALVADOR-BA), DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO, COORDENADORA DO ABRIGO DOM PEDRO SEGUNDO DA CIDADE DE SALVADOR-BA.

Ítalo Ricardo Santos Aleluia, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FISIOTERAPEUTA E ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA, DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE BIOFUNÇÃO (UFBA) MESTRANDO EM SAÚDE COLETIVA (ISC/UFBA)

Downloads

Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

Artigos Originais