Projeto InterAÇÃO: opiniões de alunos participantes

Autores

  • Valéria Lamb Corbellini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Inês Amaro da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Alexander Sapiro Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul
  • Denis Marcelo C Dockhorn Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Carlos Santana Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leunice Martins Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Cristiano Hass Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Angélica Ribeiro Freitas Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Jéssika Cefrin Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2016.2.21426

Palavras-chave:

interação, comunidade, responsabilidade social, vulnerabilidade social.

Resumo

Introdução: No processo de inovação curricular, os currículos de muitos cursos da PUCRS, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, contam hoje com disciplinas que desenvolvem estágios, práticas assistidas, atividades complementares e de extensão comunitária fora do Campus da Universidade. No sentido de aprimorar e estimular a participação dos estudantes nas atividades de aprendizagem que envolve a inserção dos mesmos, em comunidades com vulnerabilidade social, e considerando esta uma estratégia de formação que busca integrar a formação técnica com a formação humana e cidadã, criou-se o Projeto InterAÇÃO.
Objetivo: Colher informações sobre o projeto InterAÇÃO com alunos que realizaram as oficinas, no que tange ao desenvolvimento de habilidades voltadas à dimensão social e comunitária. 
Materiais e Métodos: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram os alunos da PUCRS que participaram das oficinas o projeto InterAÇÃO, no 2º semestre de 2011 e 1º semestre de 2012. O número total de participantes foi de 173 alunos, de diferentes Áreas da Saúde, sendo las: Enfermagem, Serviço Social, Farmácia, Odontologia, Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia. A coleta de dados foi feita por meio de um instrumento, com questões fechadas e abertas e os dados analisados pelo método de análise temática de Minayo.
Resultados: Emergiram quatro temáticas: Temores/desafios encontrados na relação com a comunidade/Instituição; Interação e construção de vínculos; Descobertas nos encontros/convívios com a comunidade/Instituição e competências/habilidades necessárias para desenvolver a prática na comunidade.
Conclusão: Destaca-se que o Projeto InterAÇÃO tem se constituído como um espaço relevante para o amadurecimento de um modelo de Educação Socialmente Responsável na Universidade, propiciando ao aluno criar significado “construtivo” na sua formação pessoal, profissional e como cidadão.

Biografia do Autor

Valéria Lamb Corbellini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Educação/PUCRS. Docente da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS, Brasil. 

Inês Amaro da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Assistente Social. Doutora em Educação/PUCRS. Docente da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS, Brasil.

Alexander Sapiro, Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul

Médico. Mestre em Pediatria/PUCRS. Docente da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS, Brasil.

Denis Marcelo C Dockhorn, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cirurgião Dentista. Mestre em Odontologia/PUCRS. Docente da Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS, Brasil.

João Carlos Santana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico. Doutor em Pediatria/PUCRS. Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS, Brasil.

Leunice Martins Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pedagoga. Doutora em Educação/PUCRS. Docente da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS, Brasil.

Eduardo Cristiano Hass Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Historiador. Mestrando em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS, Brasil. (Bolsita Iniciação Científica/PUCRS, em 2012-2013).

Angélica Ribeiro Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Acadêmica de Enfermagem do 9º semestre da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS, Brasil. (Bolsita Iniciação Científica/PUCRS, em 2012).

Jéssika Cefrin Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul

Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS, Brasil. (Bolsita Iniciação Científica/PUCRS, em 2010-2011).

 

Referências

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Projeto pedagógico institucional. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2007.

llansana LS, Barrio JJM, Pujol JME. O educador marista: sua identidade, seu estilo educativo. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2013.

Oliveira M, Dalla Rosa M, Silva IA. Um olhar sobre a responsabilidade social nas IES comunitárias. In: Nunes AK, organizador. Universidade comunitária e avaliação: os quinze anos do PAIUNG. Santa Cruz do Sul: UNISC; 2009.

Wagenberg A. A urgência da responsabilidade social universitária. Rev ABMES 2006;24,(36):35-55.

Vallaeys F. O que significa responsabilidade social universitária? Rev ABMES. 2006;24,(36):27-34

Silva IA. Responsabilidade social e sustentabilidade na universidade: a elaboração de políticas institucionais como estratégia. In: Anais do II Congresso Acadêmico do BAWB – Global Fórum America Latina. Curitiba; 2009.

Minayo MC. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. São Paulo: Hucitec; 2000.

Bauman, Z. A Sociedade Individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro, Zahar; 2008.

Scherer ZAP, Scherer EA, Carvalho AMP. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. Rev Lat Am Enfermagem. 2006;14(2):285-91. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200020

Souza MHN, Paz EPA, Griep RH, Sousa AI, Silva LL, Paixão AR. Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2006;10(2):251-7. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452006000200012

Ferreira RC, Silva RF, Zanolli MB, Varga CRR. Relações éticas na Atenção Básica em Saúde: a vivência dos estudantes de medicina. Ciênc Saúde Coletiva. 2009;14 Suppl 1:1533-40. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800027

Riscal SA. A realidade social e os desafios para a pesquisa em educação. Psicol Educ. 2010;(31):45-52.

Holanda AB. Míni dicionário Aurélio da língua portuguesa: nova ortografia. 8ª ed. Curitiba: Positivo; 2010.

Vygotsky LS. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes; 1989.

Pupulin ART, Guilherme ALF, Araújo SMA, Falavigna DLM, Dias ML, Oliveira NLB, Oliveira RM. Envolvimento de acadêmicos em programa integrado visando a melhoria nas condições de vida de comunidades. Acta Sci. 2001;23(3):725-9.

Fagundes NC, Burnham TF. Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Interface. 2005;9(16):105-14. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832005000100009

Freire P, Shor I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Demo P. Habilidades e competências no século XXI. Porto Alegre: Mediação; 2010.

Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas; 1999.

Morin E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; 2006.

Silva MJP. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. São Paulo: Gente; 1996.

Morin E. A Minha esquerda. Porto Alegre: Sulina; 2011.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Edição

Seção

Artigos Originais