Intervenções escolares para redução da obesidade infantil: uma revisão sistemática

Autores

  • Júlia Andrade Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
  • Luísa Carolina Bischoff Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
  • Letícia Bonetto Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
  • Caroline Pieta Dias Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
  • Cristian Roncada Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2015.2.19790

Palavras-chave:

obesidade, qualidade de vida, criança.

Resumo

Introdução: Níveis inadequados de atividade física e o consumo de alimentos altamente calóricos são reconhecidos como mecanismos primários subjacentes ao aumento no excesso de peso corporal.
Objetivo: Avaliar as principais intervenções voltadas à redução da obesidade infantil no âmbito escolar.
Materiais e Métodos: Uma revisão sistemática foi realizada para identificar estudos de intervenção aplicados à obesidade infantil escolar nos últimos 10 anos. Foi aplicada uma lógica de pesquisa nas bases de dados PubMed, Scielo e ScienceDirect. Para seleção dos artigos, dois pesquisadores analisaram os mesmos considerando os critérios de inclusão e exclusão de forma independente. Quando necessário, um terceiro revisor também analisou os artigos.
Resultados: Dos 16 artigos analisados pela sistemática, a grande maioria utiliza a atividade física (n=13) ou a educação nutricional (n=12) como foco intervencional nos cuidados da obesidade infantil escolar. Boa parte dos estudos foca seus cuidados aos escolares (n=11), possuindo um número reduzido de estudos que estendem a educação aos pais (n=6) e professores (n=3). Também são poucos os estudos que utilizam grupo controle para comparar a qualidade das intervenções (n=6). Contudo, os achados demonstram que a intervenção primária focada em educação sobre hábitos de vida saudáveis traz benefícios ao público escolar.
Conclusão: Existem evidências que a melhor forma de controle da obesidade infantil baseia-se na intervenção primária, focada na prevenção e proteção à saúde por meio de programas educativos, tendo o ambiente escolar e o convívio familiar como os principais norteadores deste desfecho.

Biografia do Autor

Júlia Andrade, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Graduanda em Biomedicina

Luísa Carolina Bischoff, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Graduanda em Biomedicina

Letícia Bonetto, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Graduanda em Biomedicina

Caroline Pieta Dias, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Professorà do curso de Educação Física (FSG)

Doutora em Ciências do Movimento Humano (ESEF-UFRGS)

Cristian Roncada, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professor dos cursos de Biomedicina, educação Física e Fisioterapua (FSG)

Doutor em Saúde da Criança (PUCRS)

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Publicado

2015-09-17

Edição

Seção

Artigos de Revisão