Sentimentos de mulheres jovens frente ao diagnóstico de câncer de mama feminino

Autores

  • Isabella Barros Rabelo Gontijo
  • Cintia Bragheto Ferreira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2014.1.15488

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, diagnóstico, feminilidade

Resumo

Objetivo: Identificar e descrever os sentimentos de mulheres jovens a partir do diagnóstico de câncer de mama feminino, bem como apresentar as estratégias construídas por essas mulheres para lidarem com as repercussões dessa notícia.

Materiais e Métodos: Pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, que envolveu três mulheres com a confirmação do diagnóstico. A análise das entrevistas utilizou o referencial construcionista social, o que resultou na elaboração das seguintes temáticas: ser mulher; o diagnóstico; o tratamento e suas implicações.

Resultados: Os resultados mostraram que o diagnóstico desperta o medo da morte e choque, os quais são amenizados preferencialmente na relação com a religiosidade. Além disso, ocorrem repercussões na autonomia e alterações na feminilidade.

Conclusão: Propõe-se a relevância da assistência interdisciplinar direcionada a essa população, bem como a continuidade dos estudos para essa faixa etária.

Biografia do Autor

Isabella Barros Rabelo Gontijo

Psicóloga. Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Oncológica - Hospital Universitário de Brasília/UnB

Cintia Bragheto Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás-UFG, Câmpus Jataí-GO

Downloads

Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Artigos Originais