O conhecimento do familiar/acompanhante pediátrico acerca da infecção hospitalar

Autores

  • Tereza Crisina Silva Bretas Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Patrícia dos Santos Silva Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), MG
  • Patrícia Fernandez do Prado Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), MG
  • Frederico Marques de Andrade Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Faculdades Unidas do Norte de Minas- FUNORTE e Faculdades Santo Agostinho, MG.
  • Clara de Cássia Versiani Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Faculdades Santo Agostinho, MG.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.2.12067

Palavras-chave:

cultura, criança hospitalizada, infecção hospitalar, pediatria

Resumo

Objetivo:O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento do acompanhante de pacientes internados em uma unidade pediátrica sobre infecção hospitalar (IH).

MateriaiseMétodos:Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa realizado com 09 acompanhantes de crianças internadas na Pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A coleta dos dados ocorreu no mês de dezembro de 2010, com a utilização de entrevista semi-estruturada e gravada. As entrevistas gravadas foram transcritas e os dados foram analisados e organizados em duas categorias.

Resultados:Verificou-se que muitas participantes desconheciam sobre a temática abordada. A maioria das depoentes relatou que não foram orientadas sobre as medidas de prevenção e controle de IH durante o período de acompanhamento da criança. Contudo, descrevem práticas de ações preventivas como a higienização das mãos e a utilização do álcool.

Conclusão: Constata-se a necessidade de desenvolvimento de estratégias educativas contínuas voltadas aos acompanhantes e aos profissionais da unidade investigada para um melhor direcionamento das ações de prevenção e controle da infecção hospitalar.

Biografia do Autor

Tereza Crisina Silva Bretas, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Enfermeira, Especialista em Acupuntura,Professora do Departamento de Enfermagem - materno infantil

Patrícia dos Santos Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), MG

enfermeira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), MG

Patrícia Fernandez do Prado, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), MG

enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), MG, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), MG

Frederico Marques de Andrade, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Faculdades Unidas do Norte de Minas- FUNORTE e Faculdades Santo Agostinho, MG.

enfermeiro, especialista em Saúde Pública,lDocente dos Departamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros e Faculdades Unidas do Norte de Minas-FUNORTE , MG.

Clara de Cássia Versiani, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Faculdades Santo Agostinho, MG.

enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Docente dos Departamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), MG.

Downloads

Publicado

2013-08-05

Edição

Seção

Artigos Originais