Resposta das estruturas articulares do joelho de ratos pós-imobilização

Autores

  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini CESUMAR/UEM
  • Priscila Daniele de Oliveira CESUMAR
  • Deisy Carla Cararo CESUMAR
  • Mayara Fernanda Tamyozo CESUMAR

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2009.1.4876

Palavras-chave:

articulação do joelho, cartilagem articular, imobilização.

Resumo

Objetivo: Este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento das estruturas articulares do joelho de ratos submetidos à imobilização, através de uma análise histomorfométrica. Materiais e Métodos: Para a realização desta pesquisa foram utilizados 10 Rattus navergicus albinus machos, variedade Wistar, com 3 a 4 meses de vida, divididos em 2 grupos, sendo um grupo imobilizado por um período de 7 dias e o outro por 14 dias. Após o período de imobilização, os animais foram eutanasiados e as articulações foram analisadas histologicamente. Estaticamente, os resultados foram verificados pelo test t pareado, com nível de significância de 5%. Resultados: Tanto no grupo de 7 (G7) quanto no de 14 dias (G14) de imobilização foi observada a redução na espessura da cartilagem articular (G7: p=0,0006; G14:p=0,006) e do osso subcondral (G7:p=0,0003; G14:p=0,002), bem como um aumento na espessura da cartilagem epifisária (G7:p=0,001;G14:p=0,05) e no número de condrócitos na cartilagem articular (G7=0,004;G14=0,034). No grupo de 14 dias de imobilização, foi observado, ainda, por meio da análise histológica, um aumento da população de grupos isógenos. Conclusão: Com os resultados desta pesquisa, pode-se concluir que tanto por 7 como por 14 dias de imobilização, ocorrem alterações nas estruturas da articulação do joelho, como uma redução na espessura da cartilagem articular do osso subcondral e aumento na espessura da cartilagem epifisária, afetando negativamente a integridade articular.

Biografia do Autor

Sônia Maria Marques Gomes Bertolini, CESUMAR/UEM

Docente doutora do Centro Universitário de Maringá e da Universidade Estadual de Maringá.

Priscila Daniele de Oliveira, CESUMAR

Acadêmica do curso de Fisioterapia. Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá, CESUMAR, Maringá – PR.

Deisy Carla Cararo, CESUMAR

Acadêmica do curso de Fisioterapia. Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá, CESUMAR, Maringá – PR.

Mayara Fernanda Tamyozo, CESUMAR

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário de Maringá, CESUMAR, Maringá – PR.

Downloads

Publicado

2010-03-12

Edição

Seção

Artigos Originais