A rede de atenção em saúde mental: a importância da interação entre a atenção primária e os serviços de saúde mental

Alessandra Ritzel dos Santos Schneider

Resumo


Introdução: A efetivação da rede de atenção em saúde mental faz-se necessária para a implantação de ações que proporcionem a constituição da teia que promove vínculos psicossociais e qualidade de vida dos indivíduos que possuam transtornos psíquicos.
Objetivo: Desenvolver um ensaio teórico sobre a Reforma Psiquiátrica brasileira, a legislação em Saúde Mental no Brasil e os serviços regulamentados por esta, bem como a importância da estruturação da rede de atenção em saúde mental, enfatizando a inter-relação entre os serviços especializados de atenção em saúde mental e o papel da atenção básica em saúde na construção desta rede.
Materiais e Métodos: Foi pesquisada a literatura que tivesse, no máximo, 10 anos de publicação, escritas em português, bem como descritores específicos da área de saúde mental.
Resultados: A busca teórica proporcionou a necessidade de um olhar ampliado para a saúde mental, compreendendo o sofrimento psíquico, acolhendo o usuário e promovendo seu melhor encaminhamento, reconhecendo o papel que o seu território possui nesse processo, norteando uma relação importante e estratégica na articulação da rede de atenção em saúde.
Conclusão: Assim, faz-se necessário promover a integração e interação entre os setores e atores envolvidos na rede de atenção em saúde mental e na atenção básica, envolvendo serviços de saúde, gestão e participação social, tanto no cumprimento do cuidado e atenção em saúde mental, como na produção e regularização da rede de serviços de saúde.

Palavras-chave


saúde coletiva; reforma psiquiátrica; saúde mental; rede em saúde mental

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1983-652X

Copyright: © 2014 EDIPUCRS


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.