A influência do PET-Saúde na formação do estudante de Fisioterapia: relato de experiência

Juliana de Oliveira Souza, Bruno Castro de Oliveira

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por uma estudante do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) durante sua participação no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e a influência do programa sobre sua formação profissional.
Descrição da experiência: A experiência foi vivenciada em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de um município do estado do Rio de Janeiro, onde foram realizadas atividades como projetos de pesquisa, visitas domiciliares aos usuários, ações voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos de doenças crônicas não transmissíveis, eventos para a comunidade e campanhas nas UBSF. Além das atividades na UBSF, ocorreram reuniões mensais com os coordenadores, tutores, preceptores e estudantes na instituição de ensino. Durante esses encontros eles compartilharam experiências, avaliaram os trabalhos realizados e discutiram sobre a necessidade de novas atuações.
Conclusão: Considera-se que o PET-Saúde contribuiu para a formação profissional da estudante de Fisioterapia, pautada no posicionamento crítico e reflexivo. A participação no programa a permitiu conhecer o ambiente de trabalho do SUS, adquirir novos conhecimentos, produzir trabalhos científicos, interagir com a comunidade na qual esteve inserida e com os profissionais que atuam na saúde do município, valorizar o trabalho em equipe e, sobretudo, reconhecer a importância da inserção do fisioterapeuta na atenção básica a saúde.


Palavras-chave


sistema único de saúde; atenção primária à saúde; estratégia saúde da família; fisioterapia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2015.2.20306

 

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