Intervenções escolares para redução da obesidade infantil: uma revisão sistemática

Júlia Andrade, Luísa Carolina Bischoff, Letícia Bonetto, Caroline Pieta Dias, Cristian Roncada

Resumo


Introdução: Níveis inadequados de atividade física e o consumo de alimentos altamente calóricos são reconhecidos como mecanismos primários subjacentes ao aumento no excesso de peso corporal.
Objetivo: Avaliar as principais intervenções voltadas à redução da obesidade infantil no âmbito escolar.
Materiais e Métodos: Uma revisão sistemática foi realizada para identificar estudos de intervenção aplicados à obesidade infantil escolar nos últimos 10 anos. Foi aplicada uma lógica de pesquisa nas bases de dados PubMed, Scielo e ScienceDirect. Para seleção dos artigos, dois pesquisadores analisaram os mesmos considerando os critérios de inclusão e exclusão de forma independente. Quando necessário, um terceiro revisor também analisou os artigos.
Resultados: Dos 16 artigos analisados pela sistemática, a grande maioria utiliza a atividade física (n=13) ou a educação nutricional (n=12) como foco intervencional nos cuidados da obesidade infantil escolar. Boa parte dos estudos foca seus cuidados aos escolares (n=11), possuindo um número reduzido de estudos que estendem a educação aos pais (n=6) e professores (n=3). Também são poucos os estudos que utilizam grupo controle para comparar a qualidade das intervenções (n=6). Contudo, os achados demonstram que a intervenção primária focada em educação sobre hábitos de vida saudáveis traz benefícios ao público escolar.
Conclusão: Existem evidências que a melhor forma de controle da obesidade infantil baseia-se na intervenção primária, focada na prevenção e proteção à saúde por meio de programas educativos, tendo o ambiente escolar e o convívio familiar como os principais norteadores deste desfecho.


Palavras-chave


obesidade; qualidade de vida; criança.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2015.2.19790

 

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