Câncer de mama: estudo caso controle no Sul do Brasil

Dagmar Scholl Lauter, Evelise Moraes Berlezi, Cleci de Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli, Marli Maria Loro, Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz

Resumo


Introdução: O câncer de mama é um problema de saúde pública. Muitos fatores de risco são relacionados ao desenvolvimento desta neoplasia.

Objetivo: Avaliar a associação dos fatores socioeconômicos e características reprodutivas com o câncer de mama, em mulheres pertencentes à macrorregião missioneira do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Materiais e Métodos: Estudo observacional do tipo caso controle. Participaram mulheres com diagnóstico de câncer de mama assistidos no Centro de Alta Complexidade para Tratamento do Câncer e mulheres internadas na mesma instituição por outra causa que não por neoplasias mamárias. A análise estatística foi realizada utilizando-se o software Statistical Program for Social Sciences versão 18.0, por meio do cálculo das frequências relativas e absolutas, média e desvio padrão. Para a estatística analítica foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher.

Resultados: Participaram do estudo 102 casos e 102 controles. A média de idade dos casos foi de 56,4±11,5 e dos controles 60,3±18,1 anos. Dentre as variáveis sóciodemográficas ocorreu associação significativa estatisticamente à idade (p=0,000) e o estado conjugal (p=0,029). Nas características reprodutivas, houve associação ao uso (p=0,009) e  tempo de uso de anticoncepcionais orais (p=0,000), idade do primeiro parto (p=0,033), idade da menopausa (p=0,000) e tempo de reposição hormonal (p=0,000).

Conclusão: Os enfermeiros devem aprimorar sua atenção, frente o atendimento a mulheres no intuito de avaliar o risco das mulheres de desenvolver esta neoplasia e fornecer aconselhamento e estratégias para redução destes riscos.


Palavras-chave


Neoplasias da mama; fatores de risco; enfermagem; saúde da mulher

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2014.1.15813

 

e-ISSN: 1983-652X 

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

***


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons BY-NC 4.0 Internacional

 ***

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.   

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS