Sentimentos de mulheres jovens frente ao diagnóstico de câncer de mama feminino

Isabella Barros Rabelo Gontijo, Cintia Bragheto Ferreira

Resumo


Objetivo: Identificar e descrever os sentimentos de mulheres jovens a partir do diagnóstico de câncer de mama feminino, bem como apresentar as estratégias construídas por essas mulheres para lidarem com as repercussões dessa notícia.

Materiais e Métodos: Pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, que envolveu três mulheres com a confirmação do diagnóstico. A análise das entrevistas utilizou o referencial construcionista social, o que resultou na elaboração das seguintes temáticas: ser mulher; o diagnóstico; o tratamento e suas implicações.

Resultados: Os resultados mostraram que o diagnóstico desperta o medo da morte e choque, os quais são amenizados preferencialmente na relação com a religiosidade. Além disso, ocorrem repercussões na autonomia e alterações na feminilidade.

Conclusão: Propõe-se a relevância da assistência interdisciplinar direcionada a essa população, bem como a continuidade dos estudos para essa faixa etária.


Palavras-chave


Neoplasias da mama; diagnóstico; feminilidade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2014.1.15488

 

e-ISSN: 1983-652X 

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

***


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons BY-NC 4.0 Internacional

 ***

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.   

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS