Educação alimentar e nutricional da teoria à prática: um relato de experiência

Natália Luiza Kops, Júlia Zys, Maurem Ramos

Resumo


Objetivo: Com o objetivo de desenvolver experiência na área de educação alimentar e nutricional, acadêmicas do curso de Nutrição realizaram ações educativas com alunos de uma escola pública de Porto Alegre. Buscou-se contribuir no conhecimento dos alimentos e na mudança de hábitos e práticas alimentares saudáveis dos escolares.

Descrição da experiência: Para tanto, durante a disciplina de Educação Nutricional, duas acadêmicas foram orientadas a realizar intervenções educativas lúdicas semanais com 17 escolares de 10 a 12 anos em um período de 2 meses. O primeiro passo foi o diagnóstico, em que se identificou um alto percentual de excesso de peso, além de alto consumo de frituras, guloseimas e refrigerantes. A partir desse dado, as ações foram planejadas.

Conclusão: Ficou evidente a importância de serem utilizados materiais ilustrativos para as ações, bem como vídeos breves e atrativos e abordagem dirigida ao perfil do público alvo. Através das intervenções realizadas, uma base de conhecimento foi construída, proporcionando aos escolares condições para que possam refletir e tomar decisões mediante fatos percebidos. A experiência adquirida prepara os graduandos a solucionarem imprevistos e a lidarem com ações educativas de acordo com as necessidades do público alvo.


Palavras-chave


educação alimentar e nutricional; consumo de alimentos; nutrição do adolescente

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2013.2.13817

 

e-ISSN: 1983-652X 

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

***


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons BY-NC 4.0 Internacional

 ***

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.   

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS