Qualidade de vida de pacientes renais crônicos submetidos à fisioterapia na hemodiálise

Clarissa Rios Lara, Fernanda Oliveira Agnys Guirra Santos, Thelso de Jesus Silva, Fernanda Warken Rosa Camelier

Resumo


Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de um grupo de pacientes com Insuficiência Renal Crônica antes e após a realização de um programa de fisioterapia durante a hemodiálise.

Materiais e Métodos: Trata-se de um ensaio clínico não controlado, do tipo antes e depois, onde a qualidade de vida foi mensurada através do questionário Medical Outcomes Study 36 – Item Short-Form Health Survey (SF-36), antes e após um programa de exercícios físicos direcionados à pacientes submetidos à hemodiálise. Foram realizadas 24 sessões de fisioterapia durante oito semanas, com duração de 25 minutos, sendo incluídos exercícios de alongamentos, fortalecimento muscular, consciência respiratória e relaxamento. Foi utilizado o teste T pareado para comparação dos resultados. Quanto às diferenças clinicamente relevantes, foram considerados um aumento de cinco ou mais pontos para os domínios do SF-36, e de dois e meio ou mais pontos para os componentes Physical Components Summary (PCS) e Mental Components Summary (MCS).

Resultados: Para os 17 participantes deste estudo, apenas o domínio Capacidade Funcional (p=0,04) e os componentes Physical Components Summary (p=0,01) e Mental Components Summary (p=0,04) apresentaram relevância estatística. Em relação à diferença clinicamente relevante, os domínios Capacidade Funcional, Aspectos Físicos, Vitalidade, Aspectos Sociais e Aspectos Emocionais foram considerados (maior do que 5 pontos), assim como os componentes Physical Components Summary e Mental Components Summary (maior do que 2,5 pontos).

Conclusão: Este estudo mostrou que a assistência fisioterapêutica realizada durante a hemodiálise proporcionou melhora em algumas dimensões na qualidade de vida do grupo estudado, principalmente no domínio Capacidade Funcional, onde se obteve aumento estatisticamente significativo e melhora clinicamente relevante.


Palavras-chave


qualidade de vida; insuficiência renal crônica; diálise renal; fisioterapia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.13628

 

e-ISSN: 1983-652X 

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

***


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons BY-NC 4.0 Internacional

 ***

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.   

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS