Parâmetros nutricionais de dietas anunciadas na imprensa leiga destinada ao público masculino e feminino

Autores

  • Edeli Simioni de Abreu UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Carolina Almada Colucci Paternez UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Daniela Maria Alves Chaud UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fabiana Valverde UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Juliana Salgado Gaze UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.13479

Palavras-chave:

dieta, perda de peso, valor nutritivo, publicações periódicas, comportamento alimentar

Resumo

Objetivo: Analisar parâmetros nutricionais de dietas genéricas anunciadas na imprensa leiga destinada ao público masculino e feminino.

Materiais e Métodos: Estudo observacional descritivo. Quatro publicações destinadas ao público feminino e duas destinadas ao público masculino foram selecionadas, em função da periodicidade, tiragem, número de leitores e anos de publicação. Essas publicações foram acompanhadas durante um ano, no período de julho de 2009 a junho de 2010. Foram avaliados carboidratos, proteínas, lipídeos, cálcio, ferro, vitamina C, vitamina A, vitamina E, e o colesterol, além de informações sobre a duração da dieta, ingestão de líquidos, atividade física e dieta de manutenção.

Resultados: A duração das dietas variou entre 1 e 10 dias, pouco foi encontrado a respeito da utilização de líquidos e dieta de manutenção. Quanto à atividade física, houve ênfase somente em uma das revistas masculinas. Notou-se uma grande variação de conteúdo energético e de macro e micronutrientes entre as dietas analisadas, com a maior inadequação relacionada aos carboidratos. O valor calórico médio para as revistas femininas e masculinas foi, respectivamente, 1113±151 e 1727±179 kcal. Observou-se uma oferta deficiente dos micronutrientes analisados, destacando-se as deficiências na oferta de cálcio, ferro e vitaminas A e E.

Conclusão: As dietas publicadas em imprensa leiga apresentam curta duração e vem, somente em alguns casos, acompanhadas de informações sobre a prática de atividade física e ingestão de líquidos. Em relação ao valor nutritivo, as mesmas apresentam um reduzido aporte de energia e nutrientes, especialmente de vitaminas e minerais, se adotadas por longo período de tempo.

Biografia do Autor

Edeli Simioni de Abreu, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Ipiranga (1984), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003) . Tem experiência na área de Nutrição e docência, com ênfase em Análise Nutricional de População e Administração de UANs, atuando principalmente nos seguintes temas: manipuladores de alimentos, colesterol, alimentos funcionais e fortificação de alimentos. Atualmente é professora Adjunto I do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie em tempo integral, ministra aulas da área de alimentos: bromatologia, tecnologia dos alimentos e higiene e legislação de alimentos. É coordenadora dos estágios do CCBS da UPM. Desenvolve pesquisa na área de alimentos e de saúde pública.

Ana Carolina Almada Colucci Paternez, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Doutora do curso de Nutrição e Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Daniela Maria Alves Chaud, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Doutora do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fabiana Valverde, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Juliana Salgado Gaze, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Discente do curso de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos Originais