Eventos adversos no cuidado da criança: concepções de familiar/cuidador na atenção básica

Autores

  • Mariana Ferreira Arrieche Lopez
  • Wiliam Wegner Departamento de Enfermagem UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.13471

Palavras-chave:

segurança do paciente, criança, atenção básica à saúde, cuidado da criança

Resumo

Objetivo: Identificar os eventos adversos no cuidado da criança na atenção básica à saúde sob a ótica do familiar/cuidador e analisar os eventos adversos a partir dos pressupostos da segurança do paciente.

Materiais e Métodos: Pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva desenvolvida em Unidade Básica de Saúde de Porto Alegre/RS. Onze (11) familiares/cuidadores participaram por meio de uma entrevista semiestruturada, a qual foi submetida à análise temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre/RS.

Resultados: No processo de análise emergiram três categorias: os eventos adversos nas ações de cuidado em saúde; a garantia de acesso ao serviço e a resolutividade como princípio para segurança do paciente; e a qualificação do profissional, competências e habilidades como pressupostos para segurança do paciente.

Conclusão: A qualificação do profissional, a resolutividade e a garantia de acesso são pressupostos para a segurança do usuário na atenção básica à saúde.

Biografia do Autor

Wiliam Wegner, Departamento de Enfermagem UFCSPA

saúde da criança e do adolescente

Downloads

Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

Artigos Originais