Ação interdiscilplinar em serviços de urgência e emergência: uma revisão integrativa

Camila Gerson Simões, Janete de Souza Urbanetto, Ana Elizabeth Prado Lima Figueiredo

Resumo


Introdução: O atendimento ao paciente enfermo é algo complexo e desafiador. A atenção interdisciplinar se torna de extrema importância quando procuramos dar o melhor cuidado possível aos nossos pacientes.

Objetivo: Buscar e analisar evidências disponíveis na literatura sobre a assistência interdisciplinar nos serviços de atendimento de urgência e emergência.

Materiais e Métodos: Estudo do tipo revisão integrativa. A busca ocorreu nas bases de dados Pubmed, Web of Science, LILACS e Scielo, sendo selecionados 15 artigos pertinentes, publicados entre os anos de 1999 e 2012. A análise dos dados foi estabelecida através de quadro sinóptico que informou os conceitos de interdisciplinaridade; tipo de estudo; profissionais envolvidos, entre outras questões abordadas nos artigos, como comunicação e liderança.

Resultados: Foram incluídos na revisão 15 artigos, oito observacionais, seis experimentais e um quasi-experimental. Os Estados Unidos da América foram o país com o maior número de publicações, com seis trabalhos (40%). Considerando os autores dos artigos, médicos e enfermeiros foram os profissionais que mais produziram estudos no campo interdisciplinar nos serviços de urgência e emergência e também foram os principais profissionais nesse contexto.

Conclusão: A interdisciplinaridade é tema importante nos atendimentos de emergência, mas ainda há dificuldade de conceituação do tema e ações concretas ainda são raras no contexto das urgências e emergências.


Palavras-chave


equipe de assistência ao paciente; relações interprofissionais; pesquisa interdisciplinar; hospitais de emergência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2013.2.13321

 

e-ISSN: 1983-652X 

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

***


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons BY-NC 4.0 Internacional

 ***

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.   

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS